A meta é vacinar em torno de 22 mil cães e gatos em todo o município.

A Secretaria Municipal de Saúde – através do Centro de Controle de Zoonoses – definiu as datas para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica este ano em Patos de Minas. O trabalho de imunização terá início no dia 04 de agosto e a meta é vacinar em torno de 22 mil cães e gatos em todo o município.

A Campanha Antirrábica 2018 vai começar pelos bairros Itamarati, Alvorada, Nossa Senhora de Fátima, Padre Eustáquio, Quebec, Coração Eucarístico, Rosário, Guanabara, Centro, Várzea e Alto Caiçaras. Os cães e gatos presentes nestes bairros serão imunizados logo na abertura da campanha, no dia 04 de agosto.

A raiva é uma doença viral que ataca o sistema nervoso. Ela é caracterizada por forte dor de cabeça progressiva e letal, sendo capaz de atingir todos os mamíferos. A transmissão ocorre por meio da saliva e secreções do animal contaminado. Uma vez infectado, o homem também se torna um transmissor, por isso, a prevenção entre os animais é tão importante.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, a orientação para os donos dos animais de estimação é que levem cães com coleira e guia (focinheira no caso de animais mais bravos) e gatos, se possível, em caixas de transporte. "É importante que levem também as carteirinhas de vacinação, e caso a pessoa não possua ou tenha perdido, uma nova será entregue no local de vacinação", destacou Geize.

A vacina antirrábica é gratuita e indicada para cães e gatos com mais de três meses de vida, e pode ser aplicada mesmo em fêmeas prenhas, no cio ou que estejam em período de amamentação. Somente animais doentes não devem ser vacinados. A Campanha de Vacinação contra a Raiva será realizada em quatro etapas. Confira as datas:

Calendário de vacinação.