Começou hoje e vai até o dia 26 de abril, a Campanha de Vacinação contra a gripe na região de Patos de Minas. Com o slogan “Não Vacile! Vacine-se”, a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas pretende vacinar aproximadamente 80 mil pessoas nos 21 municípios sobre sua jurisdição, sendo 28 mil apenas em Patos de Minas.
A meta da Campanha é vacinar 80% do público-alvo que é formado por pessoas com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses aos menores de dois anos, as gestantes, as puerperais (até 45 dias após o parto), os grupos de pessoas portadoras de doenças crônicas (necessidade de prescrição médica) que deverá ser apresentada no ato da vacinação e a população privada de liberdade.
A vacina é composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A composição e concentração de antígenos hemaglutinina (HA) são atualizadas a cada ano, em função de dados epidemiológicos, segundo as recomendações da organização mundial de saúde (OMS). A contra-indicação é válida somente nos casos de alergia grave, ou seja, são aquelas pessoas que não podem comer sequer alimentos feitos que levem ovo.
A campanha já começou, mas o sábado (20) é o dia da mobilização nacional. Nesse dia todas as unidades de saúde estarão abertas até as 17 horas exclusivamente para imunizar as pessoas contra a Gripe Sazonal e o H1N1. A campanha de vacinação tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos prioritários.
Autor: Maurício Rocha
Fonte: Assessoria de Comunicação da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]