Toda criança menor de cinco anos deve ser levada a uma unidade de saúde a partir deste sábado (18) quando começa a Campanha de Multivacinação. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação: BCG, Hepatite B, Tetravalente, Pentavalente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (Vacina oral poliomielite atenuada), Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral e DTP (Tríplice Bacteriana).

A Campanha de Multivacinação também vai introduzir duas novas vacinas no calendário vacinal. A vacina injetável contra a paralisia infantil é para crianças de 2 meses e 4 meses de idade e a Pentavalente, que previne contra a poliomielite, tétano, difteria, coqueluche e hepatite, será aplicada em crianças com 2 meses, 4 meses e 6 meses de vida.

A meta é vacinar cerca de 1,2 milhão de crianças em todo o estado de Minas Gerais. Em Patos de Minas 18 mil crianças estão sendo aguardadas. Com isso pretende-se manter as crianças livres do sarampo e da poliomielite e controlar outras doenças imunopreveníveis, como a difteria e coqueluche, por exemplo.

Toda criança menor de 5 anos de idade deverá comparecer aos postos fixos e volantes para ser vacinada e ter sua caderneta de saúde atualizada. Mariah Figueiredo, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância de levar o cartão de vacinação da criança. Ela diz que a Campanha de Multivacinação é organizada exatamente para atualizar o cartão de vacina.

A campanha de Multivacinação ocorrerá entre os dias 18 e 24 de agosto de 2012. De acordo com Mariah Figueiredo, no entanto, o ideal é que os pais aproveitem o sábado para imunizar os filhos. Nesse dia, 18 unidades de saúde estarão abertas de 8h às 17 horas exclusivamente para oferecer as vacinas.

Autor: Mauríco Rocha