Começa a ser veiculada a partir desta terça-feira (21) a Campanha Estadual de Combate à Dengue. Este ano, a campanha terá como foco todos os cidadãos e não uma classe social específica, pois a incidência da doença não é restrita a determinados grupos sociais, considerando que qualquer pessoa pode ser contaminada pela doença.

As peças produzidas ressaltam que o importante é que a prevenção faça parte da rotina das pessoas, como, por exemplo, escovar os dentes, pentear os cabelos e tomar banho. Em um primeiro momento, a SES divulgará anúncios que remetem à idéia de prevenção em jornais impressos da capital e do interior, enquanto que em uma segunda etapa serão produzidos materiais impressos de divulgação.

Em 2007 foram notificados 44.025 casos de dengue em Minas Gerais, já em 2008 são, até o momento, 74.902 notificações, daí a necessidade de governo e cidadãos se unirem para combater a doença e evitar conseqüências negativas para a saúde das pessoas. Em Patos de Minas o Programa Municipal de Combate a Dengue registrou 32 casos da doença na cidade este ano.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Luiz Felipe Caram, grande parte da população sabe o que deve fazer para combater a doença, mas acaba não fazendo. “A responsabilidade para evitar a doença é de todos, mas é fundamental que as pessoas se mobilizem, já que é uma ação coletiva e, ao mesmo tempo, individual”, esclareceu.