As imagens são levadas para um central de monitoramento constante.

A Polícia Militar montou um forte esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos patenses e visitantes durante a Fenamilho 2015. São 190 policiais trabalhando diariamente no interior do Parque de Exposições. Além do reforço vindo de Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba e Patrocínio, a Polícia Militar ganhou o apoio da tecnologia.

O enorme caminhão usado na Copa do Mundo em Belo Horizonte, está colocado estrategicamente na entrada da Praça Park. O veículo tem uma plataforma de observação elevada com recursos que permitem observação em longas distâncias. Um mastro de 15 metros de altura amplia a área de cobertura do equipamento.

O Caminhão Plataforma de Observação Elevada possui 14 câmeras que filmam em 360 graus e conta também com um canhão de luz de alto alcance. As imagens são levadas para um central de monitoramento constante. Com o uso desta tecnologia, a Polícia Militar consegue observar toda a Praça Park e evitar qualquer incidente mais grave.

Além disso, a Polícia Militar conta com 30 policiais sem farda que circulam no meio da multidão ajudando a combater a criminalidade. Combater os furtos, os pequenos assaltos e as brigas é a principal meta da corporação. Para evitar a entrada de armas no Parque de Exposições, detectores de metais são usados em todas as portarias.

A Polícia Militar também elaborou uma cartilha com dicas para a população e reforçou a segurança nas imediações do Parque de Exposições. Pessoas em atitudes suspeitas são abordadas a todo instante. De acordo com o coronel Elias Perpétuo, comandante da 10ª Região da Polícia Militar, mesmo com todo reforço no Parque de Exposições, o policiamento na cidade e na zona rural continua sendo feito com a mesma eficiência.

Numa parceria com a Polícia Militar Rodoviária e com a Polícia Rodoviária Federal, as entradas da cidade também estão sendo vigiadas. A Operação Fenamilho foi aberta nessa sexta-feira (29) e vai até o dia sete de junho.

​Autor: Maurício Rocha