A chuva de meteoros Perseidas teve seu pico de visibilidade no Brasil neste fim de semana, sábado (12) e domingo (13), com até 100 meteoros por hora. Inúmeras bolas de fogo foram vistas traçando os céus da região. O fenômeno em si poderá ser conferido até o dia 24, mas com menor intensidade. Câmeras em Patos de Minas registraram os meteoros rasgando os céus.

Os vídeos são do Observatório IDS, @observatorioids, no bairro Jardim Europa, em Patos de Minas MG. Eles foram filmados durante a chuva de meteoros, tendo capturado, de forma geral, durante o pico, mais de 300 meteoros, com belos e impressionantes registros. O observatório ids é coordenado por Ivan Soares e conta com 6 câmeras fazendo registros 24 horas por dia. Ele faz parte da rede monitoramento de meteoros BRAMON que tem várias câmeras espalhadas pelo brasil.

De modo geral, as condições para visualização estão ideais, uma vez que a Lua está se encaminhando para o ponto mais distante da Terra (o que deve acontecer no dia 16), tornando o céu noturno idealmente escuro para emoldurar o espetáculo. Os meteoros Perseidas são parte do cometa Swift-Tuttle, que fez sua última aparição em 1991. O cometa tem um núcleo de 26 quilômetros, mais do que o dobro do tamanho do objeto celeste que levou ao desaparecimento dos dinossauros.

Segundo a Nasa, ele leva 133 anos para reaparecer em nosso céu, ou seja, deve retornar apenas em 2124. Uma vez fora de casa, procure a constelação de Perseus- as Perseidas recebem esse nome porque os meteoros parecem cair dessa área no céu. No entanto, pode ser melhor procurar Cassiopeia, já que essa constelação se parece um pouco com a letra 'w' e pode ser um pouco mais fácil de reconhecer.

Existem vários aplicativos gratuitos para celular que mostram a localização exata de cada uma, basta habilitar o uso da câmera e apontá-la para o céu.