O Patos Hoje noticiou com exclusividade nessa terça-feira (26) a invasão de hackers ao sistema de informática na Câmara Municipal de Patos de Minas. Os criminosos virtuais conseguiram burlar a segurança e criptografaram as informações. Em nota encaminhada nesta manhã, a Câmara Municipal esclareceu que não houve nenhum prejuízo ao órgão.

Segundo a assessoria de comunicação da Câmara Municipal, a invasão dos hackers ao sistema ocorreu no dia 17 de junho, por volta das 15h15. Os criminosos exigiam o pagamento de 100 mil bitcoins para devolver as informações e programas. A assessoria do Legislativo reafirmou que não houve pagamento de qualquer quantia para os criminosos.

A Câmara Municipal informou ainda que a divisão de informática da casa conseguiu recuperar os arquivos que foram criptografados, bem como a reinstalação de todos os sistemas e programas de informática. A invasão dos hackers também foi comunicada ao Tribunal de Contas e à Polícia Civil para proceder as investigações.

A Câmara Municipal esclareceu, ainda, que a Divisão de Informática, juntamente com a Presidência e a Direção da Casa Legislativa, estão estudando melhorias e novos procedimentos na área de segurança tecnológica do órgão.