A tarde deste sábado (23) foi de festa para a Escola Municipal Professor Aristides Memória. O Caic está completando 30 anos e passa por uma grande reforma. As obras da creche foram entregues neste dia do aniversário, que teve também apresentações e muitas homenagens.

O Caic foi construído na década de 80 para integrar o Projeto Minha Gente do Ministério da Educação.  A Escola Municipal Aristides Memória veio só mais tarde, em 1994. É a maior escola do município, com quase 900 alunos, sendo 200 de tempo integral, mas nunca tinha passado por uma reforma completa como está ocorrendo agora.

O investimento é de cerca de R$ 9 milhões para deixar a escola novamente em condições de uso. Neste sábado (23), dia do aniversário do Caic, foi entregue a primeira parte, que é a reforma da creche, da cozinha e do refeitório e do primeiro pavilhão.  A expectativa é de que toda a reforma seja concluída ainda este ano.

O prefeito Luís Eduardo Falcão comemorou a entrega da primeira parte da obra. Ele disse que quando foi eleito e visitou a escola, que estava em condições precárias, com janelas e portas caindo, se sentiu na obrigação de reformar aquela estrutura.

A deputada Lud Falcão lembrou que ter um espaço adequado para receber os alunos é o primeiro passo para combater a evasão escolar.


O secretário de Educação Carlos Rodrigues também elogiou o espaço revitalizado. "Nossas crianças merecem o melhor ambiente para a melhor educação. E um CMEI bem cuidado, com estrutura que traz segurança e conforto é um convite ao aprendizado", argumentou

A obra no centro de educação infantil incluiu a construção de novas muretas, manutenção e restauração de janelas e portas, instalação de nova rede elétrica e de sistema de combate a incêndio, manutenção da rede hidrossanitária e recuperação da pintura do prédio. Também foi construído novo refeitório, cozinha mais ampla, dois banheiros com acessibilidade entre outras melhorias.

30 anos de escola - Alunos e servidores da Escola Municipal Professor Aristides Memória prepararam apresentações para comemorar o aniversário da instituição. Poemas autorais, canções, coreografias e mural com parte da história da escola foram as formas encontradas pelos estudantes e servidores para homenagear o local que os acolhe todos os dias.

Criada em 1994 pela Lei Municipal nº 3.648, a escola teve como primeira diretora-geral a professora Martha Caixeta de Queiroz, auxiliada por outros três diretores: Baltazar Inácio Pereira, Elizabeth Maria Cimicati e Mara Patrício. A instituição integrava, quando de sua inauguração, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), que desenvolvia o projeto "Minha Gente" do Ministério da Educação. A escola pertencia ao Subprograma Educação Escolar.

Atualmente são atendidos, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental,  cerca de 820 estudantes, além de 200 alunos do Tempo Integral.