A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) recomenda aos produtores de café, cujas lavouras foram atingidas por chuvas de granizo, que procurem os escritórios da Emater-MG para fazer um laudo técnico que comprove o sinistro. “Esse laudo é fundamental para qualquer negociação junto aos agentes financeiros que concederam crédito para custeio das lavouras”, explica o assessor de Café da Secretaria, Wilson Lasmar.
Dados preliminares da Emater-MG e das cooperativas indicam que as chuvas de granizo ocorridas em setembro atingiram cerca de 20 mil hectares das lavouras mineiras de café. Os maiores estragos foram no Sul de Minas, mas também houve ocorrências na Zona da Mata. “Num Estado com um milhão de hectares de café, as perdas por causa do granizo não devem ter grande repercussão na safra total. O que preocupa é que os prejuízos foram muito concentrados em alguns municípios e houve produtores que tiveram 100% de perda”, explica Lasmar.
Na região de Patos de Minas as chuvas de granizo se concentraram nas localidades de Boassara e Capela das Posses. Além dos estragos nas casas dos produtores muitas lavouras foram danificadas pelas pedras de gelo.
A recuperação dos cafezais atingidos pode levar até três anos. Algumas lavouras do Sul de Minas terão que ser recepadas (corte baixo da planta). Mas, no caso daquelas parcialmente atingidas, a recomendação aos produtores é procurar assistência técnica para orientação sobre a pulverização das plantas para evitar a incidência de doenças nos galhos danificados pelo granizo. “Os produtores também devem ficar atentos à desbrota, pois os pés atingidos tendem a apresentar uma brotação excessiva”, explica Wilson Lasmar. Segundo ele, o trabalho de recuperação das lavouras deve ser muito bem planejado, pois o manejo vai aumentar os custos de produção.
Cafeicultores atingidos por chuvas de granizo devem pedir laudo para comprovar estragos
Esse laudo é fundamental para qualquer negociação junto aos agentes financeiros que concederam crédito para custeio das lavouras
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 25/12/2025
- em Policiais
Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba
- (2)
- COMPARTILHAR
- 25/12/2025
- em Cidade
Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 24/12/2025
- em Cidade
Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas
- (46)
- COMPARTILHAR
- 24/12/2025
- em Cidade
Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano
- (1)
- COMPARTILHAR
- 24/12/2025
- em Regionais
Denúncia anônima leva PM a prender suspeito de tráfico de drogas em Serra do Salitre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Regionais
Motorista de 57 anos morre após caminhão carregado com grama capotar na BR 365
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar desarticula grupo suspeito de tráfico e apreende arma de fogo no centro de Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar é acionada para conter violência doméstica e prende homem armado em Patrocínio
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Motorista perde o controle após ser ofuscado por farol e capota na MG410, em Presidente Olegário
- (5)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar de Serra do Salitre chega à 34ª prisão no ano e intensifica combate ao tráfico de drogas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Ata de reunião de Acordo de Cotistas da Empresa “Holding GPS Real Estate LTDA”
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Novo ministro diz que governo deve priorizar acesso do povo ao turismo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
- (1)
- COMPARTILHAR