O prefeito Pedro Lucas percorreu a estrada do distrito em um carro de boi.

A 90 km de Patos de Minas, a comunidade rural de Bonsucesso ainda mantém viva a tradição dos carros de boi. Uma comitiva formada por 4 conjuntos, de 4 juntas de animais cada, das raças gir, caracu, e até nelore e novilhos curraleiros, desfilou pela principal via de acesso ao distrito. O som típico das rodas dos carros remeteu os visitantes ao século passado, a um período ainda não muito distante, quando esses veículos rústicos de tração animal eram vistos com frequencia por aquelas bandas de Minas Gerais. O meio de transporte primitivo era o responsável pelo escoamento da produção da economia local e do Município em formação.

No sábado, o prefeito Pedro Lucas Rodrigues foi recepcionado pelos carreiros, os guias dos carros de boi. Ele e o secretário de Agricultura, Pecuário e Abastecimento, Carlos Guilherme Naimeg, percorreram o trecho da entrada do distrito até a igreja, na praça da comunidade, em um conjunto de juntas puxadas por seis bois girs.

À frente, seu Inocêncio montado a cavalo desfilava com a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, santa padroeira dos tropeiros. Atrás dele, o trator e carreta doados à comunidade. Símbolo hoje de progresso e modernidade onde a máquina e a tecnologia superaram o carro de boi, marcando a transição entre o presente e o passado.

Mesmo aposentado, o carro de boi ainda é a paixão de muita gente. Se depender de Leonardo, a tradição que começou em família vai perdurar por muito tempo. O filho dele de 10 anos está aprendendo o ofício de carreiro. O jovem guia aponta o caminho para os animais de 400 quilos. Uma das três juntas chama à atenção.“A dupla de nelores está sendo amansada, a parelha forma o conjunto com outras duas juntas de bois da raça caracu”, diz orgulhoso.

Em agosto, os carreiros realizam no dia 23, um grande encontro de carros de boi com a presença de milhares de visitantes da região. Neste final de semana, a comunidade aproveitou a entrega da patrulha mecanizada para reunir a comitiva de carreiros e fazer uma grande festa para celebrar a aquisição, que parou o distrito.

No salão paroquial foi servido um grande almoço para mais de cem pessoas. A diretora do Conselho de Desenvolvimento Comunitário, Marlene Alves Porto, agradeceu ao ex-deputado José Humberto Soares, pela emenda parlamentar, que teve indicação do vereador Cabo Batista. “Quero agradecer aqui também ao Pedro Lucas pela contrapartida financeira da prefeitura, que possibilitou a compra e doação deste trator e implementos agrícolas para a nossa comunidade”, disse.

Carlos Guilherme Naimeg lembrou que o prefeito de Patos de Minas entra para a história como o gestor público, que mais beneficiou a comunidade rural com este tipo de equipamento. “Eu faço sempre questão de dizer que em pouco mais de três anos, o prefeito já entregou 14 patrulhas mecanizadas, enquanto todos os prefeitos anteriores entregaram 29, isso em 16 anos, época que o município começou a destinação desses equipamentos”, frisou.

Pedro Lucas Rodrigues falou do trabalho da administração municipal para melhorar a vida dos moradores do distrito de Bonsucesso e dos demais. “Sabemos o quanto este trator é importante para quem vive aqui e trabalha a terra”.

Ele ainda destacou o fato de Patos de Minas ser conhecida nacionalmente pela Festa do Milho. Graças ao Bonsucesso a cidade ficou famosa. Aqui é a origem da Fenamilho”, lembrando que em 1956, foi organizada a primeira festa que destacou o milho como principal atividade no campo.

O prefeito está atendendo a várias reivindicações dos moradores daquela comunidade. Segundo ele, em breve, um trecho da principal via de acesso será pavimentado pela empresa contratada pela prefeitura para asfaltar ruas nos distritos rurais do Município. A estrada rural, que liga Bonsucesso a BR-365, também está ótimas condições devido ao patrulhamento realizado recentemente.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas