Homens do Corpo de Bombeiros estão no local tentando controlar o encêndio.
Homens do Corpo de Bombeiros tentam controlar as chamas que desde a noite de ontem consomem a Mata do Catingueiro em Patos de Minas. As chamas ganham força com o vento e com o tempo seco e deixam um rastro de destruição. O trabalho feito até agora ainda não surtiu efeito e a situação preocupa.

A Mata do Catingueiro é uma área de preservação permanente que vem sofrendo com as queimadas ano após ano. Dessa vez, o fogo começou em uma área oposta, com acesso pela MGC 354, onde está sendo construído um novo loteamento. O incêndio começou na noite de ontem e chegou a ser controlado pelo Corpo de Bombeiros e voluntários, mas voltou com força nesta manhã.

Boa parte da mata já foi consumida pelo fogo. O vento faz com que as chamas se alastrem com rapidez, deixando um rastro de destruição. As imagens do local impressionam e só não causam mais preocupação por causa da ausência de moradores. As labaredas alcançam a copa das árvores e dificultam o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Nesta manhã o reforço de uma máquina da Prefeitura não surtiu o efeito desejado. A intenção era usar a máquina para construir um aceiro e evitar a propagação do incêndio, mas a retroescavadeira estourou o pneu e não conseguiu realizar o serviço. Uma nova máquina está sendo providenciada para ajudar no combate as chamas.

Esta época mais seca e quente do ano é propícia ao aparecimento de queimadas. Foi a primeira vez, no entanto, que uma queimada atingiu o lado oposto da Mata do Catingueiro. As causas do incêndio deverão ser investigadas.

Autor: Maurício Rocha