O 12º Batalhão de Bombeiros Militar destacou neste domingo (08) que desde início do mês de dezembro de 2022 está em conjunto com a Defesa Civil Municipal de Patos de Minas realizando o monitoramento das águas do Rio Paranaíba. E, como neste final de semana, houve um grande volume de chuva no município e região, cidades que tem afluentes do rio Paranaíba e nos municípios por onde o rio passa, como as cidades de Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa, moradores de dois bairros de Patos de Minas foram colocados em alerta total.

Os bombeiros destacaram que houve uma elevação rápida do nível das águas, aumentando o sinal de alerta das autoridades, que continuam acompanhando e colocando em prática o Plano de Ações do Período Chuvoso. "Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal e Prefeitura de Patos de Minas já estão atentos e definindo ações logísticas e operacionais para dar resposta frente ao problema", explicaram.

O Corpo de Bombeiros orientou os moradores do bairro Vila Rosa e Jardim Paulistano que fiquem em total alerta, fazendo o monitoramento visual da região e acompanhando as redes de imprensa, pelo rádio, televisão, portais eletrônicos, rede social, além das redes sociais da Prefeitura de Patos de Minas e Bombeiros Patos de Minas por onde iremos trazer informações precisas e oficiais.

Para concluir, a corporação informou que as famílias de áreas de risco serão visitadas pelas equipes para orientações. As autoridades também buscam criar uma rede de voluntários devido ao risco de transbordamento do Rio Paranaíba e córregos que cortam Patos de Minas. A Prefeitura de Patos de Minas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão mobilizando voluntários para apoiar na assistência a famílias das áreas de risco. O cadastro pode ser feito clicando aqui.

Com o período de chuvas em Minas Gerais, incluindo Patos de Minas, é importante que os moradores residentes em áreas de risco atentem-se a alguns sinais que podem culminar em deslizamentos de terra. Ao notar trinca nas paredes de seu imóvel, portas e janelas emperrando, muros e paredes estufados, além de estalos, saia de casa imediatamente e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, ligue para a Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros Militar (193).