O 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros (BBM) de Patos de Minas celebrou o Dia Nacional do Bombeiro Militar com uma competição na sede da corporação. Nesta terça-feira (02), a profissão completou 169 anos de atuação no Brasil. Os militares enfrentaram desafios que simulam ocorrências realizadas diariamente.

No Brasil, o Corpo de Bombeiros foi criado no dia 02 de julho de 1856, por meio do Decreto Imperial n°1775, de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1952, quase 100 anos após a criação, que o “Bombeiro Militar” ganhou um dia nacional, por meio de um decreto do então presidente Getúlio Vargas. O 02 de julho foi escolhido em alusão ao dia da criação da primeira corporação no país.

Em Patos de Minas, a data foi celebrada com uma competição interna entre os militares do 12° BBM. O tenente Melo explicou que a competição é chamada de “Apronto Operacional”, no qual os militares realizam atividades, que são enfrentadas diariamente. Dentre as atividades estão o içamento de carga, confecção de nós e amarrações, arremesso de saco, e montagem de estabelecimento, que é o trabalho realizado no combate aos incêndios.

O militar afirmou que além de ser um momento de confraternização entre os bombeiros, a competição é um teste operacional para verificar o desempenho de cada um. Ao final da competição, a comissão organizadora constatou quem foi o grupo vencedor.