O gerente de Operações Indiretas, Eduardo Debaco e o administrador Cláudio Rabelo Figueiredo - ambos do BNDES do Rio de Janeiro, estiveram em Patos de Minas, no dia 04, para o Seminário de Crédito da instituição para micro, pequenas e médias empresas. O objetivo foi apresentar as linhas e programas de financiamento e orientar empresários para a opção mais adequada para cada necessidade de investimento.

Dentre as opções de crédito, eles destacaram o Cartão BNDES que funciona como um cartão normal. Uma vez aprovado o crédito, o empresário pode comprar insumos, máquinas, móveis e serviços, com uma taxa de 0,97% ao mês com prazo de 48 meses para pagamento, em parcelas fixas."Nesta opção, existem cerca de 130 mil produtos cadastrados", comentou Eduardo Debaco.

Ele apresentou também, o PSI - Programa de Sustentação de Investimento, que faz parte do FINAME e possui juros de 0,37% ao mês com até 10 anos para pagamento. Pode ser usado para aquisição de máquinas e equipamentos. Tem também, o BNDES Automático que tem por objetivo financiar projetos que abranjam obras de reforma ou expansão, móveis, pesquisa de desenvolvimento, máquinas e equipamentos, capital de giro (até 70% para micro e até 40% para pequenas e médias) e despesas pré-operacionais. Ele observou que, qualquer que seja a linha, o empresário deve procurar as agências do Banco do Brasil, do Bradesco, da Caixa Econômica Federal ou o Posto Avançado do BNDES que funciona da sede da Fiemg Regional Alto Paranaíba.