O atleta João Otávio Ferreira dos Santos, conhecido como Mangueira, de 19 anos, pode conseguir algo inédito para Lagoa Formosa. Já consagrado como bi-campeão mineiro de powerlifting, o atleta vai em busca do Campeonato Brasileiro da modalidade. A expectativa dele é boa.
No powerlifting, são avaliados os 3 movimentos básicos, sendo levantamento terra, agachamento e o supino. De acordo com a federação Brasil CBLC (da IPF), os levantamentos Básicos, internacionalmente chamado de Powerlifting, é um esporte praticado em mais de 100 países em todos os continentes.
A força é o principal ingrediente do desempenho do atleta dentro da competição. Os atletas competem em três disciplinas específicas, cada uma projetada para medir diferentes áreas da força humana.
A soma, do melhor levantamento válido de cada disciplina, ou seja, do agachamento, supino e levantamento terra, determina o vencedor de cada categoria. Atletas, mulheres e homens, a partir de 14 anos, distribuídos em diferentes faixas etárias de idade e peso corporal, competem acirradamente para serem os melhores de suas categorias.
João Otávio explicou que vai representar o estado de Minas Gerais no campeonato Brasileiro de Powerlifting no fim de abril. Ele disse que é atleta de Lagoa Formosa, mas treina em um estudio de Patos de Minas. “Estou muito perto do pódio, logo na inscrição, que dá para ver as cargas das competições dos atletas e ver o nível competitivo. Vai ser uma disputa forte, mas estou com grandes chances de vitória. Estou dando o sangue”, concluiu.