Carlos Resende, Béia Savassi e José Eustáquio

Tomou posse na manhã desta terça-feira (18) o novo secretário municipal de finanças e orçamento. Carlos Resende de Souza vai ocupar a pasta que desde agosto estava sem titular e era comandada pelo vice-prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. O principal desafio do novo titular da pasta será equilibrar as contas da Prefeitura que entraram 2011 com um déficit aproximado de R$ 12 milhões.

Carlos Resende é formado em matemática pelo Unipam, com especialização em consultoria empresarial pela Universidade de Brasília. Trabalhou na Caixa Econômica Federal até se aposentar em 2008. Desde o ano passado, Carlos ocupava a Divisão de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

De acordo com o vice-prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, que comandava a Secretaria de Finanças e Orçamento até então, Carlos Resende terá que continuar no caminho de reduzir as despesas e aumentar as receitas para conseguir equilibrar as contas da Administração Municipal. Ele afirma que as principais despesas foram quitadas, mas que ainda há muito a ser feito.


Carlos Resende - Secretário de Finanças e Orçamento

José Eustáquio também alertou para a armadilha do início do ano em que a arrecadação aumenta e as despesas permanecem iguais. Ele explica que o município precisa fazer uma reserva para o segundo semestre, que é quando as despesas aumentam com o 13º salário do funcionalismo e as receitas diminuem.

Carlos Resende se mostrou confiante e preparado para assumir a pasta. Ele explicou que não há outra forma de equacionar as contas a não ser reduzindo despesas e aumentando receitas. O novo secretário informou que esta será sua meta a frente da pasta. A prefeita Béia Savassi também demonstrou confiança no secretário.

Autor: Maurício Rocha