Uma disputa onde o vencedor é aquele que constrói as melhores rimas, os mais ousados versos, as mais provocantes letras. Assim é a Batalha de Rimas que acontece a cada final de semana em Patos de Minas. Jovens, artistas ou não, se reúnem na Praça do Coreto para se desafiarem com muita música e criatividade.

“A batalha de rimas que a gente faz aqui todo domingo é uma forma de se expressar, uma forma de protestar e de se divertir também”, afirma Felipe Duarte, um dos organizadores da Batalha. Ele explica que o espaço é aberto para quem quiser participar, e não só para assistir, mas orienta que o número máximo de desafiantes é 16 e, por isso, é preciso chegar mais cedo.


Neste domingo (23), o número de participantes se esgotou rapidamente. O MC Dentinho estava lá. Ele disse que começou quando as rodas ainda aconteciam no Parque do Mocambo. De lá para cá, o número de participantes só aumentou e a criatividade dele também. MC Dentinho já tem dezenas de músicas compostas e algumas gravadas e lançadas nas plataformas digitais.


Mc VT, também participa da organização da Batalha de Rimas e afirma que o número de participantes aumenta a cada final de semana. Ele explica que o rap, um estilo musical antes marginalizado, também vem ganhando espaço. “É uma forma de a gente trazer e mostrar para todos que o rap não é isso que as pessoas criminalizam. É a forma de a gente se expressar e de protestar também. Tudo que a gente sente a gente expressa do rap”.


No próximo domingo (30), terá início mais uma temporada de Batalha de Rimas em Patos de Minas. As apresentações acontecem na Praça do Coreto, sempre a partir das 16h e é aberta ao público que quiser participar ou simplesmente assistir. Este ano, os organizadores conseguiram patrocinador, vão comprar um novo equipamento de som e terá prêmios a cada rodada.