O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (12).

O Balaio de Arte e Cultura 2016 foi lançado na manhã desta sexta-feira (12), no Fratele Hotel, em Patos de Minas. Em sua sexta edição, o evento conta com uma ampla participação de artistas locais e de outras regiões do país. O grupo Teatro Mágico, sucesso em todo o país, está entre as atrações.

Com o tema Avenida Liberd'arte, o Balaio de Arte e Cultura pretende não apenas trazer de volta, por seis dias, o nome mais sublime da Avenida antes de se tornar Avenida Getúlio Vargas, mas também a sua essência artístico-cultural e sua vontade de ser livre e ampla em seus propósitos.

O evento acontecerá de 02 a 07 de Setembro, às 18h00, com exceção do dia 04/09, onde as atrações acontecem de 9 às 11 horas e retorna às 18h00; e do dia 07/09 onde abrirá as portas para os movimentos culturais e as tradições às 14h00.

Na gastronomia, o evento contará com a participação do grupo “Encontro Mais que Gastronomia” numa proposta de democratização do sabor. Ainda nesse segmento, o Programa Cozinha Brasil, retornará a Patos de Minas oferecendo cursos de média duração, gratuitos à população para a prática de alimentação saudável e nutritiva, e destacará pontos importantes como prevenção de doenças crônicas.

No segmento das Artes Cênicas, o encanto do teatro vem com Pia Fraus com o grande espetáculo: Os Bichos do Brasil e EMCANTAR com o espetáculo “Sarau". As cias teatrais AKZU, Trupe Retalhos e Remendos e APOENA com espetáculos inéditos.

Vale destacar, a parceria com o Cine SESC, que levará as crianças das escolas para assistirem ao filme: O Menino e o Mundo.

Devido ao grande sucesso, a Cia de Dança Sesi Minas, retornará ao Balaio com o espetáculo: A Quinta Estação. Além desse grande espetáculo, muitos outros de cias patenses estão sendo preparados para encher os olhos do público. Vale destacar o premiadíssimo Centro de Arte e Dança Kelly Loureiro e Academia Lúcia Queiroz, Grupo Danza, Invíctus Dance Team e a Tribus Cia de Dança.

E o Balaio terá uma atração especial. A grande atração da música será o espetáculo do Teatro Mágico, uma banda que reúne elementos do circo, teatro, poesia, música, literatura e história, tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos numa mesma apresentação. Mas também contarão com nomes locais de grande expressividade, como Lizandra, Piêit, Luís Salgado, Vanessa Souza, Quarteto Nos4Nós, Wilmar Carvalho e Luciana Oliveira, entre outros.

As artes visuais entram com a fotografia, os estandartes da Liberdade, e instalações de cata-ventos e birutas que colorirá os olhos de quem chegar. A literatura traz a roda de história dos Escritores da liberdade - o primeiro Prêmio Literário Juca da Angélica. Os corais virão nas escadarias da avenida e a rua será palco de muitas manifestações culturais, como o Makulelê, a capoeira e dance street.

Entre exposições, espetáculos, corais, tradições e sabores, a Avenida será palco da generosidade do povo de Patos de Minas e de todos os Visitantes abrindo espaço para a Cidade da Arte e da Cultura.

Confira a programação completa no site www.balaioartecultura.com.br

Redação: Regina Maria, Presidente da Associação Balaio de Arte e Cultura, Curadora Geral e de Literatura; Cláudia Márcia Melo, Diretora Executiva; Rodrigo Caixeta, Diretor Artístico; Lúcia Tredezine, Curadora das Artes Visuais; João Otávio, Curador de Histórias e Tradições; Douglas Batista, Karen Karoline e Karla Cristina, Produtores de Espetáculos. Assessoria de Imprensa: Camila Gonçalves

Fonte e Fotos: Ascom Balaio de Arte e Cultura