Os moradores do bairro Planalto têm motivos para comemorar. Depois de muita espera, eles conseguiram realizar o sonho de ter uma creche para cuidar de seus filhos. A solenidade de inauguração aconteceu na tarde dessa quarta-feira (04) e contou com a participação de autoridades, lideranças do município e representantes de diferentes segmentos.

A vereadora Edmê Avelar estava emocionada. Através de uma indicação do colega vereador Carlito, a creche recebeu o nome de Erlinda Coelho de Lima, a Vovó Lindoca, mãe da vereadora. Mas entusiasmados mesmo estavam os moradores. O presidente da Associação Jorge Luiz Silva, disse que a creche era um sonho antigo de muitas mães que precisavam trabalhar, mas não tinham onde deixar os filhos.

Antes mesmo da inauguração a criançada já se divertia nas salas de aulas e nos espaços de recreação. A creche Vovó Lindoca vai atender 80 crianças de zero a seis anos. A unidade, instalada na rua Antônio Joaquim de Miranda, vai funcionar em período integral, de 6h30 às 17h30.

De acordo com a secretária municipal de educação, Terezinha de Deus Fonseca, com a abertura da creche no bairro Planalto, os moradores poderão sair para o trabalho sem ter que se preocupar com o cuidado dos filhos. O promotor da infância e juventude, Jaques Ferreira Souto, lembrou que a creche é um direito legal que as crianças têm.

Levantamentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação mostram que Patos de Minas tem um déficit de aproximadamente 4 mil vagas em creches. De acordo com a secretária Terezinha de Deus Fonseca a intenção é reduzir ao máximo este número abrindo pelo menos uma nova creche a cada ano.