Autoridades do município se reuniram na tarde desta quarta-feira (16) no gabinete do Prefeito Luís Eduardo Falcão. Em pauta, as estratégias e as ações para o enfrentamento do período chuvoso em Patos de Minas. Participaram da reunião, o comando do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, prefeito, secretários entre outras autoridades. O nível do Rio Paranaíba superou os 15 metros com as chuvas do início do ano.

Foram quase duas horas de reunião. Além das autoridades civis e militares, todo o secretariado da gestão municipal também participou da reunião. O prefeito ressaltou a união de esforços para que os prejuízos sejam minimizados e novos transtornos sejam evitados. “Ano passado nós tivemos muito trabalho. As chuvas causaram prejuízos graves e esse ano nós precisamos estar preparados para que a gente não precise enfrentar a mesma situação”, disse ele.


O chefe do executivo ressaltou ainda que as autoridades já estão traçando planos estratégicos para que, caso as chuvas fiquem mais severas, as famílias não fiquem desassistidas. O Major Arthur informou que o Corpo de Bombeiros está monitorando diariamente as condições e previsões climáticas em Patos de Minas, emitindo alertas de tempestades e possibilidades de estragos naturais. Autoridades se reúnem com o prefeito para traçar estratégias em relação ao período chuvoso em Patos de Minas

A Defesa Civil vem atuando também no monitoramento das águas do rio e também na queda de árvores e interdições de vias. Nesse período pequeno de chuvas que vêm caindo na capital do milho, vários transtornos já foram registrados como granizo em plantações, árvores sendo derrubadas, semáforos entre outros.


A expectativa das autoridades é de que não chova na mesma intensidade que no final do ano passado e início desse ano. Mas caso ocorra, todos estarão preparados para enfrentar da melhor maneira possível.