A uma audiência pública para discutir a conclusão da Avenida Ivan Borges Porto foi realizada na Câmara Municipal de Patos de Minas.
A Câmara Municipal de Patos de Minas realizou nessa terça-feira (11) uma audiência pública para discutir a conclusão da Avenida Ivan Borges Porto. Moradores da avenida, vereadores, o representante da Araguaia Engenharia e o Prefeito Municipal Pedro Lucas participaram da reunião. Um relatório pormenorizado confeccionado pelos moradores foi lido no início da audiência explicando todos os problemas. No documento, eles chegaram a pedir a intervenção da justiça. O vereador João Bosco- Bosquinho- teceu duras críticas à administração.

A vereadora Edimê Avelar agradeceu a presença de todos e salientou a importância da conclusão da obra para os moradores e também para as pessoas que precisam passar pela avenida. Mônica Porto, representante dos moradores pediu que a avenida seja asfaltada antes do término da obra. “Queremos que a avenida seja asfaltada agora, porque o piche que jogaram lá, já não existe mais”, falou a moradora. Antônio Dias de Oliveira também argumentou em favor do asfaltamento e quer o asfalto esta semana. “O dinheiro já está depositado”, afirmou.

Ele aproveitou e pediu providências para o distrito de Pilar. Mércia Magalhães, moradora das adjacências, argumentou para o prefeito e para os vereadores para trabalharem em prol da população e não de partido político. Ela ressaltou os problemas da poeira, lama e ratos que os moradores vêm suportando. “Não é uma obra eleitoreira”, afirmou se dirigindo ao prefeito que teria feito essa afirmação anteriormente aos moradores. Vander Teixera também argumentou que várias pessoas precisam da avenida, como do SENAC, Mocambo, Conservatório Municipal e todos moradores das adjacências. “Uma população enorme precisa da avenida”, ressaltou.

O comerciante lembrou que o prefeito havia assinado uma ordem de serviço em setembro de 2013 para concluir a obra em 60 dias, prazo que acabou há muito tempo. Ele também destacou que a obra da Major Gote está em ritmo acelerado e que será executada dentro do prazo. “O sentimento é de inveja, ciúmes. A mesma empreiteira com atitudes diferentes”, afirmou. “Nós queremos comemorar o asfaltamento dos 180 metros neste domingo”, requereu.

O representante da Araguaia Engenharia tentou explicar os problemas que aconteceram durante a obra e afirmou que vai concluir a obra até 11 de maio. Houve protestos dos moradores que querem o asfaltamento o mais rápido possível. Os vereadores falaram em seguida e pediram a conclusão da avenida. O engenheiro responsável pela obra disse que é perfeitamente possível fazer o asfaltamento da avenida antes da conclusão.

O prefeito Pedro Lucas se eximiu da culpa iniciando a fala dizendo que a obra havia sido começada de forma equivocada, “do fim para o início”. Depois, o dinheiro acabou e precisou de um aditivo que precisou da aprovação da SETOP. Ele também falou que houve um erro técnico no projeto o que teria atrasado ainda mais a obra. Ele também afirmou que não tem nenhum interesse em parar a obra e prejudicar os moradores. O prefeito Pedro Lucas também justificou que houve problemas financeiros com a empresa e também com as chuvas.

Na sequência, João Bosco- Bosquinho- teceu duras críticas à administração municipal. Ele chegou a falar em falsidade, malversação do dinheiro público e incompetência. Se dirigindo ao prefeito Pedro Lucas, o vereador disse: “Vossa Excelência está com mais dó da empreiteira do que dos moradores”. E continuou. “Vossa Excelência vai entrar para a história como a pessoa que conseguiu superar a incompetência. Tem que ter uma administração moderna, delegar poderes”, afirmou. O vereador também relatou que o prefeito estaria beneficiando grupos com poderio econômico em detrimento da população. “O prefeito Pedro Lucas está nos devendo muita coisa”, afirmou. “Quantas promessas feitas de forma enganadora”, concluiu.

No fim da audiência, a pedidos dos moradores que cobraram a todo momento a conclusão da obra, ficou definido um prazo de 15 dias para o asfaltamento. Toda a audiência foi gravada em áudio e vídeo.

Veja a íntegra dos pronunciamentos do Prefeito Pedro Lucas e do vereador João Bosco.

Autor: Farley Rocha