As fotos foram feitas do Bairro Novo Horizonte.

A astronomia é uma ciência pouco desenvolvida no Brasil e menos ainda em Patos de Minas. No entanto, o interesse pelos astros vem causando fascínio em muita gente e atraindo cada vez mais pesquisadores. O astrônomo amador de Patos de Minas, Gilberto de Melo Dumont, registrou nesta semana belíssimas imagens dos planetas Júpiter, Marte e Saturno. Dos céus de Patos de Minas, acredita-se que estas são as únicas já registradas e publicadas.

Gilberto destacou que pelas fotos é possível perceber diversos detalhes. Em Júpiter, particularidades como a Grande Mancha Vermelha-GMV e algumas tempestades puderam ser vistas. Em Saturno, foram observados os espaços entre os famosos anéis, que são as divisões de Cassini, e mais sutilmente a de Encke. As faixas equatoriais e uma região escura no polo de Saturno, que se trata da famosa tempestade hexagonal, também são notadas.

De acordo com o astrônomo, esta tempestade foi fotografada pela primeira vez pela Sonda Cassina na órbita de Saturno em Novembro de 2012. Marte, que possui um diâmetro menor, ainda não está completamente iluminado. “Os três planetas estão se aproximando de suas "oposições". Os astrônomos caracterizam “oposição” como o momento em que a Terra passa entre o Sol e um determinado Planeta, proporcionando assim o seu surgimento a Leste, enquanto o Sol se põe a Oeste”, explicou.

Gilberto informou que as oposições periélicas são as mais favoráveis, já que podem aumentar o tamanho aparente do Planeta contribuindo muito para o registro fotográfico. A Oposição de Júpiter ocorrerá no dia 09 de Maio, a de Saturno dia 27 de Junho e a de Marte dia 28 de Julho. “O objetivo desta atividade é o aprimoramento das técnicas de processamento de imagens celestes e guiagem e acompanhamento dos astros pelo telescópio com o auxílio de softwares”, ressaltou.

Para o amante dos astros, ainda há muito para aprimorar, mas já é um resultado satisfatório depois de mais de um ano de trabalho. “Futuramente essa experiência prática adquirida possibilitará o registro e monitoramento de astros bem menores e mais difíceis de serem acompanhados, como cometas ou asteroides”, previu.

Apesar de não ser um astrônomo profissional, Gilberto ressaltou que as contribuições e descobertas atribuídas aos amadores têm sido bastante expressivas. “Tal feito já vem sendo reconhecido no âmbito profissional e esta interação muita das vezes consiste no fornecimento de dados obtidos de forma sistemática (exigência formal das instituições profissionais) gerando publicações em conjunto”, destacou.

Ele explicou ainda que, apesar do termo “amador” remeter a uma ideia de “principiante”, muitos astrônomos amadores se dedicam com afinco e desenvolvem estudos que são publicados em revistas especializadas em parceria com profissionais. Gilberto também destacou que é membro da APEPA (Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia), a qual é aberta aos entusiastas e estudiosos de Astronomia na região.

Não há notícias de fotos destes planetas nesse enquadramento e com essa qualidade registradas nos céus de Patos de Minas. As fotos foram feitas do Bairro Novo Horizonte.