Atores vão reviver o que acontece diariamente com as pessoas que se envolvem com o mundo das drogas.

Uma parceria entre a Polícia Militar e a Associação Beneficente Doutor Paulo Borges está permitindo o relançamento do Projeto “Túnel das Drogas”. A iniciativa, que ajudou na conscientização de tanta gente no passado, está sendo reaberto à sociedade com uma nova estrutura, mas com a mesma missão de contribuir com uma sociedade livre do mundo das drogas.

O lançamento do Projeto aconteceu nesta manhã de sexta-feira  (17). O Túnel das Drogas está montado na quadra do Tiro de Guerra 04013 e é apresentado para convidados, antes de ser disponibilizado para escolas e para a sociedade em geral. “O Túnel será instalado em pontos estratégicos para atender principalmente crianças e adolescentes”, explica o tenente Tafuri, um dos responsáveis pelo relançamento do projeto.

O Túnel das Drogas original foi criado em 2001 pelo então cabo Magela e funcionou durante 9 anos obtendo resultados importantes. Na época o trabalho era realizado pelos próprios policiais militares, o que acabou dificultando a manutenção do projeto por causa da redução no efetivo. Desta vez, atores vão reviver o que acontece diariamente com as pessoas que se envolvem com o mundo das drogas.

“O túnel é uma metáfora da vida. O que é mostrado lá dentro é o que pode acontecer na vida real. E quem passa (pelo túnel) pode refletir sobre as decisões que vai tomar”, explica o tenente Tafuri. Segundo ele, o Projeto criou diferentes situações da vida real para conscientizar públicos de diferentes faixas etárias, inclusive os pais.

O presidente da Associação Dr. Paulo Borges, Rafael Normandia, disse que a intenção da entidade é auxiliar as famílias no tratamento desse assunto que é tão delicado. De acordo com o coronel Jarbas, comandante da 10ª RPM, o túnel tem a missão de conscientizar as pessoas sobre os males causados pelas drogas. Após o lançamento na manhã desta sexta-feira, o “Túnel das Drogas” ficará à disposição da sociedade patense.

Autor: Maurício Rocha