Em questões de minutos, belas paisagens surgem no branco da cerâmica.

Ele saiu de casa com apenas sete anos de idade e ganhou o mundo. No início era apenas um menino de rua. Hoje, Marco Antônio dos Santos é um artista das ruas que prega a fé em Jesus Cristo  e chama a atenção por onde passa. Há um mês em Patos de Minas, ele distribui simpatia e talento e as encomendas não param de chegar.

Palito de dente, algodão, um pequeno pedaço de espuma e alguns tubos de tinta são suficientes para Marco Antônio transformar um pedaço qualquer de piso em obra de arte. O ateliê dele é a rua e o tempo não é empecilho. A pintura é feita na hora e cinco minutos são suficientes para o artista produzir uma bela paisagem, com os mínimos detalhes. A agilidade impressiona e não dá para tirar os olhos da tela até que a pintura fique pronta.

Marco Antônio diz que começou a pintar meio que por acaso e a primeira tentativa não foi muito agradável. “Eu vi um rapaz pintando no azulejo e pedi que me ensinasse. Ele respondeu que cobraria R$ 400,00 e eu disse que não tinha o dinheiro, mas que pediria a Jesus para me ajudar. O artista então disse que não tinha essa de Jesus e que só me ensinaria se pagasse”, explicou. Marco Antônio foi embora e três dias depois estava pintando sem a ajuda de ninguém.

Hoje o artista não assina os quadros e não foge de encomendas. Mas tem um pedido que ele não abre mão. Toda obra sua deve ter o nome de Jesus. Marco Antônio explica que a inspiração para produzir as passagens vem dos Salmos da Bíblia. “O cliente diz uma frase ou uma palavra que lembra uma passagem bíblica e a imagem vem logo a minha mente”,afirma.

Ele já nem se lembra mais por quantos lugares passou. Em 25 anos de estrada, o artista plástico das ruas viaja de cidade em cidade levando a arte e o nome de Jesus até as pessoas. Ele fica em Patos de Minas até este final de semana e quem quiser adquirir um de seus quadros é só ir até a Patos Pisos na rua Major Gote em frente ao PTC.

Autor: Maurício Rocha