A presença de Araras Canindé no perímetro urbano de Patos de Minas nos últimos dias tem chamado a atenção. Elas já foram vistas em diferentes pontos da cidade, procurando descanso, comida ou um lugar para se reproduzir. O registro dessas belas aves circulando pela cidade chegou ao Patos Hoje.

As Araras Canindé vivem principalmente em áreas de matas, próximas a cursos d’água. Mas segundo o biólogo São Gonçalves, não é difícil encontra-las em perímetros urbanos, como ocorre em Patos de Minas. Ele explica que o desmatamento e as queimadas fazem com estas aves migrem para outros lugares em busca de comida.

Por onde passam, as araras chamam a atenção, não só pela algazarra que elas fazem, mas principalmente por sua beleza. Com o peito amarelo e a parte superior coberta por uma plumagem azul, estas aves não passam despercebidas. Além disso, esta espécie pode medir até 80 centímetros e pesar 1,3kg.

A Arara Canindé tem algumas particularidades. Elas são aves monogâmicas e permanecem com um único parceiro por toda a vida, que chega em média a 70 anos. A reprodução ocorre nos ocos das árvores ou das palmeiras a cada dois anos. Por ser bastante sociável e inteligente esta espécie também é alvo de caçadores e, em algumas partes, é considerada em extinção.

O Patos Hoje já recebeu denúncias de pessoas tentando capturar as araras. Mas atenção, manter animal silvestre em cativeiro é considerado crime ambiental.