Na operação Condor do Paranaíba, os policiais conseguiram encontrar 12 armas de fogo.
Imagine um arsenal com mais de 100 armas circulando pelas ruas de Patos de Minas. Isso é o que poderia ocorrer se não houvesse a atuação da Polícia Militar. A corporação apreendeu 117 armas de fogo só nos primeiros nove meses deste ano. Esse número representa um crescimento surpreendente e já é maior do que a quantidade de apreensões feitas em todo o ano passado.

Revólveres, pistolas, espingardas de diferentes calibres e até um fuzil. 117 armas apreendidas em apenas nove meses. Esse é o saldo do trabalho da Polícia Militar de Patos de Minas de janeiro a setembro de 2012. Esse número representa um crescimento de 25% em relação às armas de fogo apreendidas em todo o ano passado. Em 2011 a Polícia Militar apreendeu 93 armas, o que já era um número preocupante.

Na região do 15º BPM, o número de apreensões de armas de fogo também é grande. 197 revólveres, espingardas e pistolas foram apreendidos nos nove primeiros meses do ano. Em todo o ano de 2011 foram apreendidas 214 armas. Esse número, que inclui as apreensões feitas em Patos de Minas, deverá ser ultrapassado já nos próximos dias.

De acordo com a Polícia Civil a grande maioria dessas armas é produto de furto. O delegado Luiz Mauro Sampaio lembrou diversas ocorrências registradas na cidade. Outras vêm de fora, principalmente das cidades de Uberlândia e Belo Horizonte. As mais sofisticadas são compradas no Paraguai e trazidas ilegalmente para o Brasil.

Os criminosos não têm dificuldades para ter acesso às armas e o número de crimes aumenta. Já são 22 homicídios registrados em Patos de Minas este ano.

A posse e o porte de arma de fogo sem autorização são considerados crimes com pena que pode chegar a 4 anos de prisão.

Autor: Maurício Rocha