Aposentados e pensionistas que recebem pelo Banco Mercantil do Brasil em Patos de Minas estão tendo que aguardar horas na fila para sacar o benefício. O problema tem sido verificado constantemente e se tornou motivo de muita reclamação. Algumas pessoas chegam a ir mais de uma vez a agência para receber a aposentadoria.

Na semana passada o problema se repetiu diariamente. Aposentados e pensionistas que chegaram cedo para receber passaram mais de uma hora na fila dos caixas eletrônicos. O local é pequeno e os correntistas tem que se espremer, de pé, na fila de espera. A reclamação é geral por parte de aposentados e pensionistas.

Na última sexta-feira (06) teve gente que voltou para casa sem receber atendimento na agência bancária. Beneficiários da Previdência Social, alguns ainda se recuperando de procedimentos médicos não pouparam críticas ao atendimento disponibilizado pelo banco que é responsável pelo pagamento dos benefícios concedidos pelo INSS.

Apesar da reclamação dos correntistas, juridicamente, não há muito o que fazer. A Lei Estadual e a Lei Municipal que estabelecem limites de prazo para atendimento das agências bancárias estão suspensas por liminares concedidas pela Justiça às agências bancárias. As duas leis preveem prazo máximo de 15 minutos para atendimento em dias normais.

Os correntistas, no entanto, pode escolher a agência que tem melhor atendimento para receber. Apesar dos pagamentos serem direcionados pela Previdência para o Banco Mercantil do Brasil, o aposentado ou pensionista pode pedir a transferência do pagamento para outra agência sem nenhum custo.

Autor: Maurício Rocha