Uma operação envolvendo equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foi montada no final da manhã desta quarta-feira (27) para fazer o transporte de uma paciente com graves problemas de coração. Ela estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas e foi transferida para Belo Horizonte.
Foram cerca de dois meses de espera até que a paciente de apenas 36 anos conseguiu a transferência para a capital mineira. Uma unidade avançada do Samu foi usada para levar a paciente até o Aeroporto Municipal. De lá, ela foi transferida para uma aeronave do Corpo de Bombeiros e seguiu viagem.
Todos os recursos foram utilizados para garantir que a paciente se mantivesse estável durante a transferência. Segundo o médico do Samu, João Neto, que acompanhou a paciente no trecho terrestre, embora jovem, o quadro de saúde é bastante grave. Ela vai precisar de um transplante de coração e foi encaminhada para o Hospital Felício Rocho para tentar viabilizar a cirurgia.
A paciente é da cidade de São Gonçalo do Abaeté e permaneceu internada na Santa Casa de Patos de Minas durante todo este tempo tendo o seu tratamento custeado pelo SUS. O médico João Neto lembrou que a transferência, como o apoio da aeronave, também é feito de forma gratuita, sendo totalmente custeada pelo Sistema Único de Saúde.
Vale lembrar que Patos de Minas não dispõe mais de serviços de cardiologia e hemodinâmica credenciados ao SUS. Os pacientes cardiopatas são encaminhados para a cidade de São Sebastião do Paraíso.
Rodrigo Pedro
28/07/2022 14:27É um absurdo patos de minas não ter mais tratamento para nós que usamos marca passo e quando precisamos fazer a revisão temos que pagar quase 500 reais ou ir longe o nosso prefeito e os vereadores poderia olhar pra está parte da população que carece deste tratamento.
SÉRGIO NOVA FLORESTA
27/07/2022 17:43E UM ABSURDO O QUE ACONTECE COM A NOSSA SAUDE NO BRASIL EU PASSEI TAMBÉM POR ESSA DEMORA AGUARDANDO UMA CIRÚRGIA NO REGIONAL,LOGICO O MEU CASO NÃO ERA TÃO DELICADO COMO DESTA PACIENTE MAIS TEM MUITOS PACIENTES NA SANTA CASA A UM BOM TEMPO AGUARDANDO POR UMA CIRURGIA ENQUANTO NOSSOS VERIADORES ESTÃO GANHANDO UM OTIMO SALÁRIO PODERIAMOS FAZER UMA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO À IMPRENSA TEM UM PAPEL IMPORTANTE FOI ATRAVEZ DELA QUE A MINHA CIRURGIA E A DE DEMAIS PACIENTES SAIU NO REGIONAL SO PARA LEMBRAR NADA E DE GRAÇA PAGAMOS IMPOSTOS E MUITO ALTO TENHO FÉ EM DEUS QUE VAI DAR TUDO CERTO PARA ESTA PACIENTE E VAMOS ESTAR ORANDO.
BSBPATOS
27/07/2022 15:23É um verdadeiro absurdo que os pacientes de Patos de Minas e região, que precisam de serviços de cardiologia e hemodinâmica credenciados ao SUS, tenham que ser encaminhados para a cidade de São Sebastião do Paraíso, pois além da distância, ela é uma cidade com uma população de pouco mais de 71.000 habitantes, ou seja, menor que a metade da população de Patos.
chuva
27/07/2022 14:20enquanto isso os vereadores segue ganhando 12 mil mensais pra fazer reuniao 3 vezes por semana ,isso e brasil galera
Mano
27/07/2022 14:09Que Deus abençoe e a proteja. Que ela possa fazer este transplante o mais breve possivel e que ela retorne com saude total a Patos de Minas. Deus no comando! Vai dar certo!! A todos os familiares, força que tudo vai dar certo, com a Benção de Jesus. AMEM AMEM