O Patos Hoje recebeu na última sexta-feira (19) uma denúncia relatando que a Prefeitura Municipal de Patos de Minas iria reduzir o número de médicos que atuam na UPA, USFs e no Corujão. A denúncia apontava que isso seria muito prejudicial para a população, bem como para os médicos que já se encontram sobrecarregados pela quantidade de trabalho. A Prefeitura explicou que pode haver reduções, mas apenas para adequação, sem prejuízos para a assistência à comunidade.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, sobre o Cisalp, a Prefeitura de Patos de Minas informou que atualmente os profissionais do Cisalp auxiliam no fechamento de algumas escalas, na UPA, em USFs e no Corujão. Logo essa demanda varia de acordo com a contratação de profissionais por meio dos processos seletivos próprios da Saúde. Ou seja, a necessidade de plantões via consórcio sofre alterações e, assim, o valor do repasse não é fixo. Por exemplo, dois médicos contratados diretamente pelo município acabaram de integrar a equipe da UPA.

A Assessoria também destacou que especificamente no caso do Corujão, levantamentos realizados mostraram atendimentos médicos reduzidos às quartas e quintas-feiras. Diante disso apenas um profissional consegue atender à demanda nesses dois dias, sendo mantidos dois médicos nas segundas e terças-feiras.

E concluiu dizendo que, assim como em todas as secretarias, a Saúde faz a gestão financeira dos recursos com muita responsabilidade, de modo a conseguir manter em funcionamento os serviços de sua responsabilidade sem prejuízos à população e aos cofres públicos. As mudanças foram respaldadas nas contratações e número de atendimentos, portanto não prejudicam a assistência à comunidade.