A partir desta segunda-feira (17), os pacientes de hemodiálise da região passam a receber tratamento em um novo espaço em Patos de Minas. Em cumprimento a uma determinação judicial, a Secretaria Municipal de Saúde transferiu os serviços de hemodiálise da Clínica do Hospital São Lucas para a Clínica do Rim do Alto Paranaíba.

O primeiro dia de tratamento no novo espaço foi marcado pela emoção. Elus Marina Gonçalves Peres necessita da hemodiálise três vezes na semana para continuar vivendo. Ela não conteve as lágrimas ao falar da mudança. Elus disse que já passou por muitos transtornos ao longo do tratamento e que, a partir de agora, espera um atendimento melhor.

Mais de 200 pacientes renais crônicos realizam tratamento de hemodiálise pelo SUS em Patos de Minas. Muitos deles são de outras cidades e precisam viajar longas distâncias para receber atendimento. Com a transferência do serviço para a Clínica do Rim a expectativa é de que o tratamento seja melhor.

A nova clínica disponibilizou 36 máquinas para receber os pacientes da hemodiálise. O médico Ricardo Borges é o diretor da Clínica do Rim e afirma que todos os cuidados foram tomados para atender melhor os pacientes. Além dos equipamentos, a Clínica montou uma equipe especializada, com multiprofissionais para cuidar dos pacientes renais.

“A gente tem uma estrutura aqui de primeiro mundo. O que tem de mais moderno hoje na nefrologia a gente conseguiu trazer pra cá e tá uma satisfação geral. Tá sendo bonito, de emocionar, nos já nos emocionamos”, finalizou o médico.

Entenda o caso

Insatisfeita com o atendimento disponibilizado pela Clínica de Hemodiálise do Hospital São Lucas, a Associação dos Renais Crônicos do Alto Paranaíba ajuizou uma ação cobrando o credenciamento de um novo serviço de hemodiálise. Após conceder liminar obrigando a prefeitura a credenciar a Clínica do Rim do Alto Paranaíba, a Justiça Federal estabeleceu prazo de 30 dias para que a Prefeitura fizesse a transferência dos pacientes do Hospital São Lucas para a Clínica do Rim. Esse prazo terminou no domingo (16).