A solenidade de abertura teve o tradicional desfile das delegações, juramento dos atletas, desfile da tocha e acendimento da pira olímpica.
A Associação dos Professores de Educação Física abriu na tarde dessa quarta-feira (06), a 14ª edição dos Jogos da Juventude Mirim. A competição que é realizada para incentivar a prática de esportes nas escolas terá a participação de mais de 500 atletas de 8 a 12 anos de idade, mas as dificuldades enfrentadas pelos organizadores são muitas.

Das cerca de 40 escolas presentes no município, apenas 15 estão participando dos jogos. O presidente da APEF fez um desabafo durante a abertura e cobrou uma maior participação das escolas. O grande problema, no entanto, é que o Governo de Minas acabou com a presença do professor de educação física nas séries iniciais.

Mas apesar da reclamação os organizadores estão otimistas. A solenidade de abertura na tarde dessa quarta-feira teve o tradicional desfile das delegações participantes, juramento dos atletas, desfile da tocha e acendimento da pira olímpica. O entusiasmo dos pequenos atletas também impressiona.

O JOJU Mirim será disputado nas modalidades Basquete, Handebol, Futsal e Queimada – masculino e feminino. Os jogos foram abertos nessa quarta-feira e tem encerramento programado para o próximo domingo. Todas as partidas vão acontecer no Ginásio do PTC.

O professor de educação física e presidente da APEF, Teófilo Faria, lembrou que no Brasil a iniciação ao esporte acontece nas escolas. O professor de educação Wantuir Silva destacou a importância dos jogos como incentivo para a prática de esportes entre as crianças.

No mês de setembro, a APEF realiza os Jogos da Juventude para estudantes de até 18 anos, o chamado Jojuzão.

Autor: Maurício Rocha