A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, está em festa. São 50 anos transformando vidas e construindo futuros em Patos de Minas e região. As comemorações começaram na quarta-feira (20) com uma carreata e vai até a próxima sexta-feira (29). Estão sendo preparadas várias atividades em comemoração ao aniversário da instituição. Nossa equipe esteve no local na manhã desta segunda-feira (25) e registrou parte das comemorações.

De acordo com o Presidente da instituição, João Batista, a APAE realiza mais de 1.500 atendimentos mensais por meio da assistência social, educação e saúde. Segundo ele, a unidade realiza esses trabalhos e atende pessoas da cidade e também dos 32 municípios da macrorregião de Patos de Minas.


Um dos pioneiros na fundação da APAE em Patos de Minas foi o José Pereira Borges de 93 anos. Segundo ele, a instituição começou com apenas 7 alunos lá em 1972 sendo um desses alunos, seu filho. “Desses sete alunos, o único que ainda está aqui entre nós é meu filho e hoje vendo o crescimento da APAE meu coração se enche de alegria e orgulho”, disse ele.


Várias autoridades do município estiveram presentes na APAE e acompanharam uma manhã de homenagens e apresentações artísticas dos alunos. Entre as autoridades, o Deputado Estadual Dr. Hely Tarquínio. O parlamentar que vem contribuindo com o crescimento do local por meio de emendas e apoio, disse que de pouco a pouco a ajuda vai se transformando em muito e contribuindo para o desenvolvimento das pessoas que são assistidas pela APAE.


As APAEs têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade para os objetivos relacionados abaixo:

- Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, buscando assegurar a todos os alunos o pleno exercício da cidadania.

- Propiciar, através de metodologias específicas, condições para que a pessoa deficiência desenvolva seu potencial, melhorando sua qualidade de vida.

- Oferecer diferentes possibilidades técnicas e pedagógicas para melhor preparar a pessoa portadora de necessidades especiais para a vida em sociedade.

Sensibilizar a sociedade para a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, tentando eliminar preconceitos e ampliando a consciência social quanto ao papel da comunidade no desenvolvimento deste segmento.