O serviço de construção do novo Fórum segue a todo vapor.

Cumprir prazos em obras públicas em Patos de Minas não tem sido muito comum. O principal exemplo é a avenida Ivan Borges Porto, onde um serviço de canalização que poderia ser concluído em alguns meses, se arrasta há quase dois anos causando muitos transtornos aos moradores. A construção do novo Fórum de Patos de Minas deverá ser diferente. O serviço segue a todo vapor.

O projeto de execução prevê que a construção do Fórum seja concluída no final de 2016. Para cumprir este prazo, a empreiteira responsável pela obra trabalha em ritmo acelerado. Máquinas e homens podem ser vistos trabalhando no local até mesmo nos finais de semana. Tudo para cumprir os prazos estabelecidos no contrato.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG - está investindo R$ 18.198.194,41 na construção do novo Fórum de Patos de Minas. O prédio de sete andares terá 7 mil metros quadrados e poderá abrigar até 13 varas judiciais. A obra está localizada em uma área de 10 mil metros quadrados localizada no final da avenida Padre Almir, no bairro Copacabana.

O trabalho de fundações já foi concluído e a primeira laje deverá receber concreto ainda esta semana. Os funcionários da empreiteira passaram os últimos dias trabalhando nas formas das vigas, pilares e do primeiro piso. A partir de agora, a obra consegue seguir em um ritmo ainda mais acelerado até chegar à fase de acabamento.

O domingo (09) foi de muito trabalho para os profissionais que trabalham na preparação do terreno para a construção do novo Fórum da Comarca de Patos de Minas. A área de cerca de 10.000m², localizada no bairro Copacabana, é bastante acidentada e precisa ser preparada antes do início da construção.

Os projetos foram apresentados no ano passado e as obras tiveram início em Janeiro deste ano. As máquinas trabalham a todo vapor para cumprir o prazo estabelecido no projeto.

A construção de um novo Fórum em Patos de Minas é um sonho antigo de toda a comunidade. A atual sede já não comporta mais as atividades da Comarca e está impedindo inclusive a instalação de novas varas que já foram criadas, causando ainda mais demora no atendimento da Justiça na cidade.

O novo prédio da Comarca de Patos de Minas terá 7.000m² de área em sete pavimentos. O imóvel terá capacidade para abrigar até 13 varas judiciais. Além disso, o terreno no bairro Copacabana vai abrigar também a sede do Ministério Público, que também deverá ser iniciada nos próximos meses.

O prazo para conclusão da nova sede do Fórum é de 720 dias, o que corresponde a aproximadamente dois anos. A previsão do Tribunal de Justiça é de que o prédio seja inaugurado em 2016.

Autor: Maurício Rocha