A educadora Terezinha de Deus Fonseca é a nova secretária municipal de educação. Ela foi anunciada pela prefeita Béia Savassi na tarde dessa sexta-feira (05) e já tomou posse. A pasta veio como um presente para a educadora que, este ano, completa 50 anos de magistério.

A Secretaria Municipal de Educação vinha sendo ocupada pelo vice-prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves, que ainda acumulava a Secretaria Municipal de Administração. Durante um ano, ele cumpriu as três funções, até que a prefeita Béia Savassi decidiu nomear Terezinha para a Educação.

Terezinha de Deus Fonseca entrou para o magistério em 1960. Além de educadora, ela é empresária da área de educação sendo proprietária de uma escola particular e de uma faculdade. Ela prometeu empenho no comando da educação pública e ouviu, do deputado Elmiro Nascimento, o pedido de esforço para trazer uma Universidade Pública para Patos de Minas.

Terezinha vai administrar um orçamento de mais de R$ 30 milhões. A Secretaria Municipal de Educação é uma das mais importantes da Administração Municipal com cerca de 800 servidores, 15 escolas (7 no perímetro urbano e 8 na zona rural), 17 creches e aproximadamente 8 mil alunos.

O grande desafio da nova secretaria será administrar a redução no número de alunos na zona rural e a grande demanda por creches no perímetro urbano. A expectativa é de que, ainda este ano, sejam criadas 600 novas vagas na cidade.