O deputado federal Antônio Andrade (PMDB), através do ministro das Comunicações, Hélio Costa, viabilizou oito telecentros que vão beneficiar a população de Araporã, Buritis, Coromandel, João Pinheiro, Lagoa Formosa, Paracatu, Patos de Minas e Vazante. As unidades estão sendo equipadas com computadores, que serão aproveitados para cursos e oficinas bem como para uso livre e navegação na internet.
Na opinião do deputado, o telecentro é um mecanismo eficiente na capacitação profissional, na revitalização dos espaços públicos, na democratização do uso de computadores com software livre e acesso à internet. Só no ano passado, Antônio Andrade beneficiou quase todos os municípios do Noroeste de Minas e Alto Paranaíba com a estruturação de telecentros comunitários.
Cada unidade de telecentro é composta por vários computadores interligados em rede local e conectados à internet e tem a orientação de monitores capacitados para atender às demandas dos usuários. Segundo Antônio Andrade, geralmente, o que determina a escolha do curso é o perfil do usuário. “Isso faz com que os anseios da população sejam atendidos, promovendo a inclusão social”, afirma.
Em Patos de Minas, por exemplo, o telecentro está sendo instalado no Centro Social Urbano (CSU). Segundo a vereadora e educadora Edimê Avelar, o CSU está localizado numa região onde residem muitos jovens que não tem acesso a informática. A vereadora comemora a conquista de mais um telecentro para a cidade, pois acredita que este programa vai complementar as ações já desenvolvidas pelo CSU em prol da juventude. “Será uma grande oportunidade para os jovens participarem de cursos ligados à informática”, salienta.
Edimê Avelar informa que outro telecentro deve ser liberado para o município, nos próximos meses. “Antônio Andrade está se empenhando para atender ao pedido do presidente da comunidade de Pilar, Antônio Garcia, que reivindicou um telecentro para a Escola Cônego Getúlio”, acrescenta.
Antônio Andrade viabiliza telecentros para cidades do Alto Paranaíba e Noroeste
As unidades estão sendo equipadas com computadores para cursos e oficinas bem como para uso livre e navegação na internet.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 18/06/2026
- em Policiais
Aluna bebe e serve bebida alcoólica para colegas em sala de aula em Patos de Minas
- (122)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Esportes
Após sequência de derrotas, Mamoré anuncia demissão do treinador Fábio Brostel
- (19)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Policiais
Motorista apaga mensagens do celular ao ser preso com automóvel relacionado a estelionato
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Policiais
Homem é agredido com capacetada e tem carro depredado pela ex-companheira em Patos de Minas
- (20)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Policiais
Funcionário de viveiro relata ameaças, injúrias homofóbicas e diz que teve dente quebrado pelo patrão
- (43)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Esportes
Mamoré sofre a terceira derrota consecutiva e amarga a lanterna do grupo no Modulo II
- (63)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Regionais
Homem é preso com 59 barras de maconha na MG-188 em Coromandel
- (1)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Regionais
Carro quebra e homem é preso com mais de 10 sacas de ração e sal para gado furtados
- (1)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Regionais
PM apreende espingarda artesanal após denúncia de possível plano de vingança em Lagamar
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Regionais
Polícia Civil descobre estrutura avançada de plantio de maconha em Unaí
- (7)
- COMPARTILHAR
- 17/06/2026
- em Regionais
Pai e filho, acusados de matarem jovem em Porteirinha, são presos escondidos em Serra do Salitre
- (3)
- COMPARTILHAR
- 16/06/2026
- em Regionais
PM prende suspeitos de homicídio em menos de 20 minutos após crime na zona rural de Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Gerais
Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Gerais
Economia brasileira cresceu 0,1% em abril, estima prévia da FGV
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Gerais
Governo cria política nacional para estudantes com altas habilidades
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/06/2026
- em Gerais
Como montar uma experiência de estádio em casa para assistir aos jogos de futebol
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/06/2026
- em Gerais
Polícia abre inquérito sobre arma apreendida atribuída a Bolsonaro
- (1)
- COMPARTILHAR