O deputado Antônio Andrade se reuniu com o Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, para apresentar um estudo sobre as possibilidades da implantação por parte do Governo Federal de um programa de fornecimento de leite para a população menos favorecida. Na ocasião, ele aproveitou para destacar o trabalho que o ministro desenvolve a frente da Pasta ao longo dos dois mandatos do Presidente Lula, relevando o grande alcance social no país.
Andrade expôs o problema que envolve o consumo de leite e as dificuldades enfrentadas pelos pequenos e médios produtores no país. Sugeriu mudanças que podem ajudar o setor. Segundo o deputado, o Brasil movimenta cerca de R$ 16 bilhões por ano com leite e tem gente que não tem acesso ao produto por falta de recurso. A exemplo do Estado do Paraná onde o Governo local implantou o Programa “Leite das Crianças” em parceria com a sociedade civil organizada, viabilizando apoio ao produto local, Antônio Andrade defende o mesmo para todo o Brasil, em especial para o Noroeste mineiro e Alto Paranaíba. “Eu acredito que essa proposta tem um alcance social muito grande e num curto prazo o governo pode, inclusive, economizar”, ressaltou.
O programa visa combater diretamente a desnutrição e a ingestão insuficiente de proteínas e calorias pelas pessoas. “A desnutrição, além de causar uma baixa resistência do organismo e gerar doenças, prejudica o desenvolvimento normal da pessoa, interferindo inclusive em sua capacidade de educação e alfabetização”, acrescenta o deputado.
O parlamentar também comentou sobre a merenda nas escolas de Minas. De acordo com ele, as escolas oferecem sim o leite para as crianças, mas o leite utilizado em geral é em pó, acrescido de soro, produto rejeitado na Europa e nos Estados Unidos.
Antônio Andrade também levou ao conhecimento do ministro a informação sobre as empresas que importam produtos lácteos no Brasil. Segundo estudos que chegaram ao conhecimento do deputado, algumas delas não produzem nem um litro de leite, mas são grandes importadoras do produto. E são grandes fornecedoras de diversos governos.
Depois de ouvir atentamente ao relato do parlamentar, o Ministro Patrus Ananias se prontificou para analisar alguns entraves jurídicos, já que o leite está vinculado ao Pronaf e o programa nacional do leite está restrito aos municípios da região nordeste e aos municípios que sofrem com a seca em Minas Gerais. “Estou inteiramente de acordo. O leite é um alimente santificado. Daqui pra frente, temos dois desafios: verificar a parte legal e conseguir mais recurso, mas o empenho do Ministério será dado”, garantiu o ministro.
Antônio Andrade quer que Governo distribua leite de graça para a população carente
O deputado Antônio Andrade se reuniu com o Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 29/12/2025
- em Policiais
Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia
- (4)
- COMPARTILHAR
- 29/12/2025
- em Policiais
Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas
- (2)
- COMPARTILHAR
- 29/12/2025
- em Cidade
Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário
- (1)
- COMPARTILHAR
- 29/12/2025
- em Cidade
Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido
- (2)
- COMPARTILHAR
- 29/12/2025
- em Cidade
Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região
- (40)
- COMPARTILHAR
- 28/12/2025
- em Cidade
Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar
- (15)
- COMPARTILHAR
- 28/12/2025
- em Regionais
Mulher de 59 anos morre após grave acidente entre carro e motoneta na cidade de Patrocínio
- (4)
- COMPARTILHAR
- 27/12/2025
- em Regionais
Temporal arranca árvores, destelha imóveis e causas estragos no distrito de Beira Rio
- (9)
- COMPARTILHAR
- 25/12/2025
- em Regionais
Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba
- (2)
- COMPARTILHAR
- 24/12/2025
- em Regionais
Denúncia anônima leva PM a prender suspeito de tráfico de drogas em Serra do Salitre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Regionais
Motorista de 57 anos morre após caminhão carregado com grama capotar na BR 365
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar desarticula grupo suspeito de tráfico e apreende arma de fogo no centro de Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Ata de reunião de Acordo de Cotistas da Empresa “Holding GPS Real Estate LTDA”
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Novo ministro diz que governo deve priorizar acesso do povo ao turismo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
- (2)
- COMPARTILHAR