O anúncio foi feito pelo deputado federal Antônio Andrade e pela reitoria do Instituto na manhã desta sexta-feira no gabinete da prefeita Béia Savassi.
Depois de comemorar a chegada de uma Universidade Federal, Patos de Minas ganha um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o IFTM. O anúncio foi feito pelo deputado federal Antônio Andrade e pela reitoria do Instituto na manhã desta sexta-feira no gabinete da prefeita Béia Savassi.

Antônio Andrade explicou o trabalho que foi feito para conquistar o Campus do IFTM para Patos de Minas. De acordo com ele, o Governo Federal vai anunciar na próxima semana a construção de 130 Campus de Institutos Federais em todo o país. Minas Gerais foi contemplada com oito unidades e uma delas será construída aqui.

Segundo o deputado, que também é presidente do PMDB de Minas, ao anunciar a construção dos novos institutos tecnológicos, o Governo Federal também libera recursos para a construção do Campus. Para Patos de Minas são cerca de R$ 4 milhões em caixa para iniciar a obra, orçada em aproximadamente R$ 7,2 milhões. O terreno deverá ser doado pela Prefeitura ou por proprietários de imóveis que se interessarem.

O reitor do IFTM, Ronaldo Ferreira explicou como funciona os Institutos Federais de Ensino Tecnológico. Ele disse que o objetivo é formar profissionais qualificados em todos os níveis. O aluno ingressa na unidade ainda no ensino médio e pode continuar os estudos até concluir um mestrado ou doutorado.

O Campus do IFTM em Uberaba possui duas unidades e cerca de 3 mil alunos. São 34 modalidades de ensino oferecidas em uma estrutura de fazer inveja. A unidade I, por exemplo, está localizada em uma área de 500 hectares, que possui salas de aula, laboratórios modernos, restaurante, área de lazer e tudo que uma escola precisa.

Para Antônio Andrade, os Institutos Federais estão mudando a história dos municípios, levando oportunidades principalmente para estudantes de baixa renda. “Os jovens tem oportunidade de participar de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Eu diria que esta é uma das ações mais importantes para Patos de Minas nos últimos anos”, comenta o deputado. Segundo ele, a implantação da UFU e do IFTM na cidade faz parte do Programa de Expansão do Ensino Superior Gratuito, iniciado no governo Lula e, agora, executado pela presidente Dilma. “Patos de Minas se tornou, efetivamente, referência em ensino superior da região”, ressalta o parlamentar.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro é uma instituição que oferece educação superior, básica e profissional, de forma pluricurricular. É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.

A vereadora Edmê Avelar, que participou do início do processo de busca do IFTM para Patos de Minas, se emocionou com o anúncio da vinda do Campus para a cidade. O vereador Amarildo Ferreira ressaltou a importância da conquista para os jovens e adultos de Patos de Minas e da região que não têm condições de arcar com as mensalidades de uma escola particular.

A prefeita Béia Savassi agradeceu o empenho das pessoas que participaram do processo e destacou a generosidade do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff com a quantidade de obras destinadas para o município de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha