O Centro Espiritualista de Umbanda Anjos de Luz celebra, neste sábado (28), São Cosme e Damião com uma festa voltada para as crianças, em Patos de Minas. O evento conta com diversas guloseimas e brinquedos para alegrar os pequenos. Já são 60 anos da celebração tradição em Patos de Minas.
O Patos Hoje conversou o Sacerdote de Umbanda, Rodrigo Amaral, que contou como foi a organização e sobre as tradições. O tema da festa foi “o fundo do mar”, segundo Rodrigo, o tema traz a essência de acolhimento devido a Deusa Iemanjá. O dia de São Cosme e Damião é celebrado em 27 de setembro, porém o Anjos de Luz comemora neste sábado (28) para atrair mais crianças.
Cachorro-quente, bolos, algodão-doce e diversas guloseimas, foram algumas das comidas preparadas pela organização. Cada médium levou alguns doces para confraternizar com o momento. Além disso, uma voluntária enfeita as crianças com adereços nos cabelos e pinturas em seus rostos. Para alegrar ainda mais a criançada, a festa também conta com pula-pula, totó e piscina de bolinhas.
Além da festividade, o Centro Espiritualista arrecadou doces e brinquedos para levar alegria para crianças carentes de Patos de Minas. Todos foram preparados em embalagens de presentes.
Segundo a tradição, São Cosme e Damião são irmãos e se tornaram médicos. Eles atendiam crianças carentes e, ao final dos atendimentos, entregavam alguma guloseima para o paciente.
A expectativa de Rodrigo é de que 500 pessoas participem da festa ao longo do dia. A movimentação começou às 13h e segue até às 19h. O evento acontece no Beco Dino Souza, n77, atrás do Bernardão do Olaria.