Animais de grande porte voltaram a ser flagrados por moradores do bairro Santa Terezinha caminhando tranquilamente pelas ruas. Eles já tinham sido vistos no cruzamento da rua Prefeito Camundinho com a rua São Paulo no início do mês passado e voltaram aos mesmo lugar na manhã desta segunda-feira (07).

Imagens feitas por um morador mostram um cavalo e um burro no local. Eles aproveitam o mato que cresceu nas calçadas para matar a fome. Sem se preocupar com a movimentação de carros e de pessoas, os animais seguiram caminhando pelas ruas do bairro, com risco de causarem acidentes.

Em Patos de Minas, o Código de Posturas proíbe a criação ou abandono de animais de grande porte no perímetro urbano. Mesmo na zona rural, o criador é responsável por cuidar de seus animais, evitando que eles saiam da propriedade e provoquem acidentes nas estradas. Em nota, a Prefeitura destacou os procedimentos que adotados nesses casos.

“De acordo com a Lei n° 7.993, de 26 de outubro de 2020, é proibido abandonar animais em qualquer via pública ou privada. Os animais são recolhidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses. O proprietário do animal ficará sujeito ao pagamento de além da taxa de apreensão, despesas de transporte, alimentação, assistência veterinária, identificação e outras”.