A Câmara Municipal de Patos de Minas vai promover uma Audiência Pública para discutir com a população a proposta de ampliação do perímetro urbano do município. Um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo quer expandir a cidade para a construção de cerca de 2 mil casas populares do outro lado da MGC 354.

A área de 77 hectares reservada para a construção do conjunto habitacional está localizada às margens da MGC 354, rodovia que faz a ligação entre o trevo de Presidente Olegário e a BR 365. A medida gerou polêmica na Câmara. O vereador Francisco Frechini se mostrou favorável a construção das moradias, mas demonstrou preocupação com a mudança de tantas pessoas para uma área mais distante.

Francisco Frechini questionou a falta de um projeto que demonstre a viabilidade da medida. O parlamentar explicou que a construção de 2 mil moradias levaria aproximadamente 8 mil pessoas carentes para um único lugar e que isso depende de planejamento para a construção de escola, creche, unidade de saúde, além de água, luz, esgoto, telefone, internet e transporte público.

Antes de levar o projeto de expansão do perímetro urbano à aprovação na Câmara Municipal, o vereador Francisco Frechini vai promover uma audiência pública para ouvir a população, técnicos da Prefeitura e especialistas no assunto. A audiência vai acontecer no dia 23 de Julho, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas.

A construção das cerca de 2 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida demandarão investimentos da ordem de R$ 100 milhões. Os recursos já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal.

Autor: Maurício Rocha