Vereadores votam flexibilização de leis referentes a ruídos de bares para atender músicos

Já o Projeto de Lei 5051/2019, da Prefeitura Municipal, altera os níveis de ruídos permitidos nos limites da Capital do Milho.

Os dois projetos foram aprovados nessa quinta-feira.

A Câmara Municipal de Patos de Minas aprovou em 1º turno nessa quinta-feira (21) dois projetos de lei relativos à tolerância de ruídos no município. Os projetos atendem a um pedido da Associação de Músicos da cidade. O primeiro projeto libera bares, restaurantes e lanchonetes de apresentarem laudos de adequação acústica. Já o segundo projeto altera os níveis de ruídos permitidos nos limites da Capital do Milho e a forma de medição. A polêmica atinge principalmente os vizinhos destes estabelecimentos.

O Projeto de Lei Complementar nº 809/2019 , de autoria do Vereador Francisco Frechiani, altera o Código de Posturas do Município- Lei Complementar 379, de 2012, fazendo com que bares, lanchonetes e restaurantes que ofereçam música ao vivo não sejam obrigados a apresentar laudo técnico referente à acústica dos estabelecimentos. Eles vão ficar sujeitos apenas aos limites previstos pela Lei Municipal nº 5.430 , de 2004, que dispõe sobre a poluição sonora.

A proposta também prevê que estabelecimentos industriais e instalações em geral, que, por sua natureza, propaguem ruídos, ou aqueles que estejam obrigados por legislação específica, deverão dispor de proteção ou meios adequados de isolamento acústico, impedindo a propagação de sons e ruídos, acima do permitido, para o seu exterior, devendo a restrição constar do alvará.

Com relação ao Projeto de Lei 5051 , de autoria da Prefeitura Municipal, a principal mudança é com relação aos níveis de tolerância dos ruídos. Pela nova norma, a emissão de ruídos, sons e vibrações deverá ser de no máximo 70 dB em período diurno; em 60 dB em período vespertino; em 50 dB no período noturno até as 23h59 e 45 dB a partir da 0h00. A forma de medição também foi alterada pela nova legislação que prevê situações especiais para locais como escolas, creches, hospitais e etc. Em sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, será admitido o nível correspondente ao período vespertino até as 23h00.

As alterações aconteceram a pedido da Associação de Músicos de Patos de Minas. Segundo eles, as exigências contidas na legislação atual inviabiliza a atividade nos pequenos comércios, o que acaba prejudicando os profissionais da música, e atingindo, por conseguinte, a população que aprecia as apresentações, a cultura e o turismo. Os projetos terão que passar por uma segunda votação, esta agora de mérito, para depois seguirem para a sanção do Prefeito Municipal e a partir de então entrarem em vigor. Os projetos foram aprovados por 14 votos, com ausência justificada dos vereadores David Balla e Paulinho do Sintrasp.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais