Vereadores fazem vistoria no Hospital São Lucas que tem salários dos funcionários atrasados

Eles foram verificar o andamento do processo de habilitação de 20 leitos de UTI, bem como de 32 leitos clínicos pelos SUS, exclusivos para atendimento de pacientes com Covid.

A comitiva visitou as instalações do hospital, inclusive os leitos pretendidos pelo Município.

Vereadores que compõem a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Patos de Minas fizeram uma vistoria nas dependências Hospital São Lucas na tarde de hoje terça-feira (23). Eles foram verificar o andamento do processo de habilitação de 20 leitos de UTI, bem como de 32 leitos clínicos pelos SUS, exclusivos para atendimento de pacientes com Covid.

O Secretário Municipal de Saúde informou que existem R$ 3 milhões para custear os serviços, mas falta a habilitação por parte do Ministério da Saúde. Além disso, o hospital enfrenta problemas na Justiça e todo o dinheiro público que chega, só é repassado aos cofres do hospital após determinação judicial. Os funcionários do Hospital São Lucas reclamam que estão com salários atrasados há dois meses. A direção do Hospital informou que apenas os salários deste mês estão atrasados em decorrência da questão judicial que a empresa enfrenta.

A comitiva visitou as instalações do hospital, inclusive os leitos pretendidos pelo Município. O diretor do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues, também mostrou às autoridades presentes o novo aparelho de tomografia computadorizado adquirido pelo hospital, o tomógrafo, que realizará exames com mais rapidez, precisão e segurança. Segundo o diretor, “só falta a visita técnica do fiscal, que será realizada até o final da semana, para atestar que o equipamento já está apto para funcionar”, afirmou Rafael.

Os representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informaram que o órgão solicitou ao Ministério da Saúde, na última semana, a habilitação de 10 leitos de UTI e 32 leitos clínicos no Hospital São Lucas. Além disso, acrescentaram que a Secretaria Estadual de Saúde também solicitou, a inclusão de mais 10 leitos de UTI do mesmo hospital, totalizando 20 leitos de UTI e 32 leitos clínicos exclusivamente para atendimento a pacientes com Covid. A SES aguarda autorização do Ministério da Saúde para que sejam tomadas as próximas providências.

Durante a reunião, os participantes também discutiram sobre a verba de R$ 3 milhões destinada à Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), mantenedora do Hospital São Lucas. O recurso é oriundo de Lei Federal, direcionado somente às Santas Casas e entidades filantrópicas para uso exclusivamente no tratamento da Covid.  Entretanto, conforme informou a diretoria do Hospital São Lucas, o montante ainda não pode ser utilizado devido ao problema judicial envolvendo o Hospital e a Funam.  Sobre o assunto, o vereador Isaías Martins assim se manifestou: “Tanto o Legislativo quanto o Executivo Municipais estão fazendo tudo o que é legal e que está ao nosso alcance, mas, nesse momento, a questão do uso dessa verba está nas mãos da Justiça”.

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal vem realizando constantes diligências, reuniões e visitas às unidades de saúde na tentativa de resolver os impasses da área, especialmente relacionados à pandemia. “O momento é de unir forças entre todos os envolvidos e fazer tudo o que for juridicamente correto em prol da população”, reforçou o vereador Isaías Martins durante a reunião. A comitiva se reunirá novamente após a decisão judicial que envolve o Hospital São Lucas e a Funam.

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais