Vereadores cobram explicações para computadores encaixotados

Mais de 200 computadores adquiridos em 2010 pela Secretaria Municipal de Saúde estão encaixotados.


Os computadores ainda nas caixas estão empilhados em algumas unidades de saúde

Os vereadores querem saber o motivo da demora na instalação de mais de 200 computadores adquiridos em 2010 pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles deveriam ser usados na confecção do cartão SUS, que promete tornar o atendimento público de saúde mais eficiente para a população, mas muitos ainda permanecem empilhados dentro de caixas.

O problema foi levantado pela vereadora Dalva Mota. Ela disse que foi a uma unidade de saúde fazer o cartão SUS de uma conhecida e foi informada que esse procedimento não estava sendo realizado por que não havia computadores funcionando, enquanto os equipamentos permaneciam guardados dentro das caixas.

A vereadora convocou a comissão de saúde e iniciou uma fiscalização nas outras unidades de saúde. Os parlamentares acabaram descobrindo que o problema se repetia em vários postos. “Em alguns locais, como no CAPS, o descaso é total, tanto pela falta de equipamento quanto pela falta de estrutura física para os profissionais que ali trabalham”, enfatizou a presidente da Câmara, Dalva Mota.

O problema foi registrado em fotos. A preocupação dos vereadores é também com o prejuízo material. Eles temem que os computadores estraguem ou mesmo se tornem obsoletos pela demora na instalação. O vereador Isaías Martins também cobrou agilidade na montagem dos equipamentos. O parlamentar também cobrou explicações para saber o porquê da demora na instalação dos computadores.

Os vereadores encaminharam um requerimento à Secretaria Municipal de Saúde e ao Executivo Municipal cobrando informações a cerca da aquisição dos computadores e a forma como eles serão utilizados. A secretária municipal de saúde, Janaína Araújo, explicou que a demora foi provocada por um problema que ocorreu na licitação realizada pelo Governo do Estado para a contratação de uma empresa que iria instalar o programa do prontuário eletrônico dos pacientes.

Janaína esclareceu que foram adquiridos 254 computadores e disse que foi feito um cronograma para a instalação dos equipamentos. De acordo com ela, o trabalho já está sendo finalizado. A secretaria informou que alguns poucos computadores vão permanecer guardados em local apropriado até que tenham condições de uso.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais