Vereador Marquim das Bananas é cassado; relatório da comissão teve 12 votos favoráveis

Depois de mais de 8 horas, os vereadores foram chamados nominalmente, em ordem alfabética, para apresentarem seus votos.

Encerrada a votação do relatório que pedia a cassação do vereador Marcos Antônio Rodrigues, o Marquim das Bananas (PSD). Foram 12 votos favoráveis ao parecer da Comissão Processante, contra quatro vereadores que votaram não. Com este resultado, a Câmara atinge o número mínimo exigido pela lei para a cassação do parlamentar.

O processo corria em segredo de justiça e a reunião aconteceu à portas fechadas. Antes da votação do relatório que pedia a cassação de Marquim das Bananas por quebra de decoro, os advogados de defesa do parlamentar releram o processo e tentaram convencer os demais vereadores a votarem contra o relatório.

Depois de mais de 8 horas, os vereadores foram chamados nominalmente, em ordem alfabética, para apresentarem seus votos. Eram necessários dois terços do número total de vereadores. Como a Câmara Municipal de Patos de Minas é composta por 17 vereadores, as 12 votos favoráveis ao relatório que pedia a cassação do vereador foram suficientes para determinar a perda do mandato. Veja aqui a íntegra do relatório da Comissão Processante!

A advogada da denunciante, Kátia Andrade, comemorou o resultado e disse que a jovem foi muito corajosa em levar o caso à frente. “Ela deu a cara para bater, enfrentou um linchamento moral e agora serve de exemplo para muitas outras mulheres que por ventura passem por esse sofrimento” disse ela. Kátia ainda ressaltou: “Nós não poderíamos esperar outro resultado que não fosse a cassação do mandado do vereador. Por tudo o que aconteceu, por tudo o que ele fez, esse foi resultado mais justo”, finalizou.


De acordo com o Advogado José Ricardo Souto, a defesa irá recorrer do resultado. Ele ressaltou que a defesa foi bastante prejudicada pelos membros da comissão processante. O advogado alegou que foram cometidas ilegalidades em relação ao processo e disse que algumas já estão submetidas ao judiciário. “Nós ainda estamos fazendo a análise completa dos fatos e possíveis ilegalidades, inclusive no dia de hoje, serão levadas ao judiciário também”, disse ele.


José Ricardo Souto disse que a defesa foi impedida de fazer o trabalho da melhor forma possível e que vai recorrer ao judiciário para anular o processo.

Entenda o caso

O vereador Marquim das Bananas foi denunciado por uma assessora parlamentar que trabalhava em seu gabinete. A jovem de 27 anos procurou a Polícia Civil e registrou o caso como assédio sexual. Ela disse que o vereador oferecia presentes e dinheiro para que a jovem mostrasse o corpo para ele. Ela alegou para a polícia que, diante das negativas, o parlamentar se tornava agressivo e a tratava mal em público.

A denúncia foi levada também ao Ministério Público e à Câmara Municipal que nomeou uma Comissão Processante. Esta comissão, formada por três vereadores, colheram provas e ouviram testemunhas, elaborando um relatório final com pedido de cassação de Marquim das Bananas.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais