Venda de empresa para sócio: vale a pena? Entenda os cuidados

Devo vender a empresa para o meu sócio?

Devo vender a empresa para o meu sócio? Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de negócio e como efetuá-lo? Se você está com dúvidas como essa, este artigo vai ajudar.

É comum, no mundo dos negócios, uma das partes desistir da parceria. Independentemente do motivo que leve a sociedade a esse ponto, é necessário que a desvinculação do quadro societário seja realizada dentro da lei, de maneira profissional e de forma justa. Mas como fazer a venda de empresa para sócio ?

Para começar, entenda onde você está

Em primeiro lugar, é necessário compreender qual tipo de sociedade a empresa possui, pois cada uma tem suas próprias regras para compra e venda de partes. A sociedade pode ser:

- Simples: com atividades ligadas exclusivamente à prestação de serviços;

- Em Nome Coletivo: os sócios, sem exceção, respondem por suas responsabilidades financeiras e fiscais determinadas no contrato social;

- Comandita Simples: os sócios são divididos em comanditados (têm obrigações fiscais) e comanditários (obrigações associadas ao valor de cota na sociedade);

- Sociedade Anônima (S/A): modelo no qual a sociedade está associada às ações e não a nomes. Ela pode ser de capital aberto (operação na bolsa de valores) ou fechado;

- Limitada: Na LTDA, a quantidade de cotas é definida de acordo com a participação financeira no capital social empresarial; a administração corporativa pode ser exercida por um grupo de sócios; e deve haver um administrador que atue como representante legal da sociedade estipulada, sendo que essa pessoa é escolhida a partir da votação entre os sócios.

Existem regras estipuladas?

De acordo com o Ministério da Economia, a maioria das sociedades brasileiras são LTDA: são mais de quatro milhões de empresas nessa categoria. Essa modalidade permite que o contrato social tenha suas próprias cláusulas sobre cessão de sociedade.

Logo é necessário verificar e seguir o estipulado nesse contrato. Caso cláusulas específicas não existam, valem as regras descritas no artigo 1.057 do Código Civil:

“Art. 1.057. Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.”

A Lei também determina que qualquer sócio pode se retirar da sociedade, mas deve notificar os demais sócios com antecedência mínima de 60 dias.

Vale a pena negociar entre sócios?

Existem diversas vantagens de realizar a compra e venda de partes entre os próprios sócios da empresa, tais como:

- Redução de custos, burocracias e tempo investido;

- Profundo conhecimento do negócio pelo comprador;

- Possibilidade de reinvestimento do valor da venda nas atividades da empresa.

No entanto, também existem desvantagens e é preciso estar atento. Negociar entre sócios pode gerar envolvimento emocional, dificuldade em precificação e até conflitos que levem o caso à Justiça.

Como vender e comprar?

O primeiro passo é entender que a negociação deve ser estritamente profissional. Por isso, é fundamental a contratação de um assessor financeiro especializado em M&A. Ele será imparcial e objetivo ao realizar o valuation da empresa e ao negociar com os outros sócios, cumprindo todas as exigências legais.

Quem vende sua parte da sociedade deve cumprir prazos pré-determinados e seguir algumas regras nem sempre conhecidas, como enviar documentos pelos Correios e alterações contratuais a serem arquivadas na Junta Comercial daquele estado. Para esses detalhes importantes, o assessor financeiro também é indispensável.

Também é recomendável que o comprador conte com essa assessoria. Afinal, além dos processos descritos acima, é necessário realizar o pagamento no prazo e da forma correta.

Em suma, negociar entre sócios pode ser mais fácil e vantajoso do que buscar um investidor de fora. Mas para que o processo seja rápido e eficiente é preciso contratar um assessor financeiro de primeira linha que cumpra os rituais legais estabelecidos no seu contrato social e na Lei. A Capital Invest - M&A Advisors possui ampla experiência para auxiliar na compra e venda de empresas para sócios.


Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais