Unipam e GRS promovem seminário para médicos da família em Patos de Minas

O encontro foi promovido pela GRS Patos de Minas e o UNIPAM e participaram médicos, secretários e coordenadores.

Com 91 Equipes de Saúde da Família (ESF) e com uma população de 400 mil habitantes distribuídos em 21 municípios, a microrregião de Patos de Minas sediou o I Seminário de Educação Permanente (PEP) para médicos de família, que ocorreu no dia 20 de outubro, quarta-feira. O encontro foi promovido pela GRS Patos de Minas e o UNIPAM e participaram médicos, secretários de saúde e coordenadores da atenção primária.


Os objetivos do PEP para médicos são: melhorar o nível de resolubilidade da atenção primária, reduzir as taxas de investigação diagnóstica desnecessárias, reduzir prescrições incorretas de medicamentos, a variabilidade da prática profissional, criar um sistema contínuo da prática profissional, romper o isolamento profissional e reduzir a rotatividade dos médicos da ESF.


O médico pediatra e coordenador estadual do PEP para médicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, João Batista Silvério, ressaltou que o Programa de Educação Permanente para médicos “busca uma intervenção educacional para lidar com a heterogeneidade de competências”, além de ser “uma proposta educacional inovadora, buscando uma efetividade da prática médica”. “O que se verifica é os estados que investem na atenção primária apresentam uma melhora na qualidade da atenção à saúde. Em Minas, busca-se esta melhoria por meio do Programa Estruturador Saúde em Casa e do Plano Diretor da Atenção Primária (PDAPS)”, destacou.


O reitor do UNIPAM, Raul Scher, classificou o PEP como uma proposta ampliada e que vem para melhorar as práticas de saúde. “Estamos investindo na construção do conhecimento com qualidade, não mais na forma de funil, mas sim onde educador e educando estão ao mesmo nível e que fomenta o ensinar aprendendo ao mesmo tempo que se aprende ensinando, conforme a concepção do educador Paulo Freire”, pontuou.


A coordenadora do PEP da macrorregião noroeste, professora do UNIPAM e médica de família, Maura Regina Guimarães Rabelo, comentou sobre a importância do conhecimento e das relações interpessoais. “O PEP objetiva o ciclo de aprendizagem por meio de uma rede de contato em encontros periódicos e dentro do horário protegido de trabalho”.
São parceiras do Programa de Educação Permanente as escolas médicas, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Associação Mineira de Medicina de família e Comunidade (AMMFC) e os municípios.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais