Traficantes de animais silvestres são presos pela PM em Lagoa Grande

Com os autores, foram encontrados vários animais, alguns já acondicionados, para serem levados para Brasilândia de Minas.

A prisão aconteceu nesta quinta-feira (14) em Lagoa Grande-MG. Uma equipe da Patrulha Rural de Lagoa Grande foi que prendeu Vantuir Temoteo Damasceno, de 28 anos, e Adiel de Jesus Pessoa, de 20 anos, por tráfico de animais silvestres. Com os autores, foram encontrados vários animais, alguns já acondicionados, para serem levados para Brasilândia de Minas.

A equipe da Patrulha Rural de Lagoa grande, comandada pelo Sgt Fernandes, seguia para um assentamento rural cumprir um mandado de prisão quando viu os autores em atitude suspeita. Ao deparar com Vantuir e Adiel, ambos de Brasilândia, os policiais procederam uma busca pessoal e, no meio das peças de roupas, foram encontradas 04 caixas próprias para acondicionamento de pássaros, contendo dois animais da fauna silvestre (canário da terra) em cada caixa totalizando oito animais.

Em seguida, eles revistaram a casa dos autores sendo encontrados mais dois filhotes de periquitos jandaias da fauna silvestre. Segundo os autores, tais animais seriam comercializados na cidade de Brasilândia de Minas para outros atravessadores, infringindo a lei Ambiental 9.605 de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

No Art. 29 da lei está previsto que: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1- III. Incorre nas mesmas penas: quem vende, expõe a venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou deposito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.


Os dois autores foram presos e conduzidos até a Delegacia de Presidente Olegário onde devem ser autuados por tráfico de animais silvestres. Os animais foram apreendidos para depois serem soltos em seu habitat natural.

Últimas Notícias

Operação Vesperi apreende mais de 100 pedras de crack e prende dupla em Coromandel

Veja mais

Acusado de tráfico é baleado pela PM após reagir à abordagem e tentar agredir policial em Varjão de Minas

Veja mais

Audiência Pública debate mudança territorial que pode garantir mais investimentos na Rações Patense

Veja mais

Homem de 62 anos é preso após “achar” celular em supermercado e não tomar medidas para devolver

Veja mais

Operação Álbum Fantasma da Polícia Civil apreende figurinhas da copa suspeitas de falsificação

Veja mais

Empregadores são obrigados a liberar empregados quando dos jogos da Copa? Doutor Brian explica

Veja mais