Sob olhares atentos de corujas, patenses preparam cemitério para a celebração de Finados

as chamadas Corujas Buraqueiras, a espécie mais comum no Brasil, podem ser facilmente encontradas no perímetro urbano e em atividade ao longo dia.

Além da movimentação intensa de pessoas com baldes e materiais de limpeza, a presença de corujas no Cemitério Municipal de Santa Cruz em Patos de Minas chamou a atenção na manhã desta segunda-feira (01). Segundo funcionários do local, as aves fizeram morada e estão criando filhotes em meio aos túmulos.

Por serem animais de hábitos noturnos, as corujas são classificadas por algumas pessoas como símbolo de azar, morte e bruxaria. Entretanto, as chamadas Corujas Buraqueiras, a espécie mais comum no Brasil, podem ser facilmente encontradas no perímetro urbano e em atividade ao longo dia. Elas também podem ser consideradas símbolo da sabedoria e do conhecimento, como era na Grécia Antiga.

Quem também pode ser encontrado com facilidade no Cemitério de Santa Cruz é o pequeno Josapha José Afonso. Ele trabalhou durante décadas como pedreiro na construção de túmulos. Agora aposentando e com mais de 80 anos, ele se dedica a cuidar dos jazigos que no passado ajudou a construir. Josapha diz que cuida de 25 túmulos.


Aliás, o trabalho de preparação do Cemitério de Santa Cruz para o Dia de Finados gera renda para muita gente. Além do Josapha, pelo menos uma dezena de pessoas trabalha na lavagem dos túmulos. Com baldes, vassouras e outros utensílios, eles oferecem limpeza e restauração de túmulos. O serviço varia de acordo com o tamanho do jazigo, partindo de R$ 20,00.

Depois de um ano fechado, o Cemitério de Santa Cruz voltará a receber visitação amanhã e com expectativa de grande movimentação. Segundo a direção do Cemitério, a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelo Cemitério nessa terça-feira (02). Cerca de 39 mil pessoas estão sepultadas no Cemitério de Santa Cruz. Veja como será a programação!

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais