Sindcomércio alerta que contribuição sindical só pode ser descontada com autorização individual do empregado

O Sindcomércio informou que até o momento não foram finalizadas as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho com as categorias dos trabalhadores.

Sindicato do Comércio de Patos de Minas - Sindcomércio.

O Sindicato do Comércio Varejista de Patos de Minas emitiu um comunicado para empresários e contadores alertando que o desconto da contribuição sindical só pode ser realizado pela empresa, mediante autorização individual e expressa do empregado. O Sindcomércio informou que até o momento não foram finalizadas as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho com as categorias dos trabalhadores.

“Após o término da vigência da Medida Provisória 873, temos recebido vários questionamentos quanto ao desconto e pagamento da Contribuição Sindical, negocial e demais taxas cobradas pelas categorias”, informou o Sindcomércio.

Com a Reforma Trabalhista, a Contribuição Sindical passou a ser facultativa e condicionada a autorização prévia e individual do empregado.

“Informamos para tanto, que o fato da medida provisória ter perdido sua vigência, passa a aplicar as legislações em vigor, Constituição Federal, CLT Consolidação das Leis do Trabalho e leis esparsas e ou as Convenções Coletivas do Trabalho e Acordo Coletivo, quando negociadas”.

“Nota

Ressaltamos que as Empresas deverão observar a legislação em vigor quanto ao desconto da contribuição sindical, previsto no art 611 B da CLT estabelece o seguinte:

Art 611 –B :Constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou a redução dos seguintes direitos: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 13.7.2017)

XXVI - liberdade de associação profissional ou sindical do trabalhador, inclusive o direito de não sofrer, sem sua expressa e prévia anuência, qualquer cobrança ou desconto salarial estabelecidos em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 13.7.2017)

Ou seja, o empregado tem o direito de não sofrer qualquer cobrança ou desconto salarial em sua folha de pagamento sem sua previa e expressa anuência individual, mesmo que nas CCT, ACT ou Assembleia Coletiva estabeleça de forma diversa.

O Supremo Tribunal Federal, através do ministro Luiz Roberto Barroso, suspendeu liminarmente a (Medida Cautelar na Reclamação 35.540), os efeitos da decisão que autorizou desconto em folha de pagamento para recolhimento da contribuição sindical dos empregados (autos de n 0100258-89.2018.5.01.0048). Ao analisar a questão, o ministro entendeu que as empresas precisam de aprovação prévia e expressa de cada empregado para que haja desconto, conforme definido pela Reforma Trabalhista.

Sendo assim, as Empresas do Comercio Varejista e Atacadista, e Prestação de Serviços somente poderão realizar descontos na folha de pagamento do trabalhador se o funcionário expressamente autorizar e este documento deverá ficar na pasta do trabalhador, para fins de prova junto a fiscalização do Trabalho, Ministério do Trabalho e prova junto a Justiça do trabalho.

É de extrema importância a empresa possuir esta autorização de desconto em folha, devidamente assinada pelo funcionário de forma individual. Devemos ficar atendo a legislação em vigor e nas decisões dos tribunais quanto a matéria for desconto em folha de pagamento do trabalhador.

Colocamo-nos à disposição para mais esclarecimento no caso de dúvidas inclusive sobre o andamento das negociações da Convenção Coletiva do Trabalho, através do telefone (34) 3821 3994.”

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais