Semana do Trânsito é aberta em Patos de Minas com blitzen e sessão cívica
O tema deste ano a ser trabalhado é a faixa de pedestres.
Uma sessão cívica na manhã desta quinta-feira (18) abriu as comemorações da Semana Nacional do Trânsito em Patos de Minas. Este ano, o tema a ser trabalhado é a faixa de pedestres. Essa condição é comum a todos os usuários das vias públicas e os acidentes envolvendo pedestres têm causado consequências graves em todo o país.
Com a presença de autoridades e da Banda de Música da Polícia Militar, a solenidade em frente ao Palácio Dona Filomena de Macedo Melo abriu as comemorações da Semana do Trânsito. As escolas liberaram seus alunos para acompanharem a abertura e as crianças levaram placas de indicação do trânsito para ajudar na conscientização.
E quem passou pela avenida Getúlio Vargas também se envolveu na campanha. A Polícia Militar promoveu uma blitz educativa diferente. A presença do Grupo de Teatro Teatran chamava a atenção para os perigos do trânsito. A morte, o anjo, o bêbado, tão comum nas ruas brasileiras, e o palhaço estavam presentes, brincando e ao mesmo tempo orientando os motoristas. O SEST-SENAT montou um cinema na praça do Fórum para exibir filmes educativos para o trânsito.
A Semana Nacional do Trânsito é realizada anualmente no país como forma de conscientizar os motoristas brasileiros para os perigos do trânsito. O carro e principalmente a moto, usados de forma inconsequente, se transformam em armas que têm tirado a vida de milhares de pessoas no país. Só em Patos de Minas, 28 pessoas morreram vítimas de trânsito no ano passado, segundo estatística da Polícia Civil realizada no período de Janeiro a outubro. Este ano, segundo levantamento realizado pelo Hospital Regional junto ao Corpo de Bombeiros e o SAMU foram registrados 500 acidentes com vítimas de ferimentos somente nos primeiros três meses.
Para reduzir esses números, durante a Semana Nacional do Trânsito, Polícia Militar, Departamento de Estradas de Minas, SEST-SENAT e Prefeitura vão desenvolver diversas ações nas escolas e nas ruas da cidade. A programação prevê a realização de palestras, debates, seminários e blitzen educativas. As atividades visam acabar com a disputa entre veículos e pedestres no trânsito urbano.
Autor: Maurício Rocha